O feminino na dança do coco de roda de Majorlândia-Ce
Palavras-chave:
Pesquisa Bibliográfica, Dança do Coco, GêneroResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a inserção das mulheres na tradição cultural da dança do Coco de Majorlândia-Ce. A escolha da pesquisa bibliográfica atende a fase inicial da percepção do objeto, assim após esse levantamento foi organizado um quadro identitário dos trabalhos com maior relevância publicados sobre o tema. Para análise selecionamos as seguintes unidades de análise: a) A dança do Coco no Ceará; b) A dança do Coco de Roda; c) O feminino na dança do Coco de Roda Majorlândia-Ce. Nesse caminho foi possível traçar uma discussão com Masullo (2015), Farias (2012), Barroso (1983), Castro (2014). Por fim, identificamos que a dança do Coco, apesar de ser uma tradição de pescador, conseguiu chegar nos sertões do Ceará resgatando uma tradição ancestral. Outro ponto importante se refere ao processo de feminização que a dança do Coco tem apresentado nos últimos tempos, em específico em Majorlândia-Ce.
Downloads
Referências
BARROSO, Oswald. O coco-de-praia em Majorlândia. In: SERAINE, Florival. Antologia do Folclore Cearense. 2.ed. Fortaleza: EdUFC, 1983.
CASTRO, Auxiliadora de A. O processo de educação cultural do Coco Zé Mendes de Majorlândia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Faculdade do Vale do Jaguaribe FVJ, Aracati-Ce, 2018.
FARIAS. Camila Mota. O Coco vem de dentro da gente: ressignificações culturais da dança do coco em Balbino – CE (1997-2012). 108f. 2012. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012. Disponível em:
MANHÃES, Juliana Bittencourt. A performance do corpo brincante. In:CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS. VI, 2010. São Paulo. Anais...São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/estudosperformance. Acesso em: 10 ago. 2021.
MASULLO, Alessandra Savia da Costa. Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporâneos. 2015. 102f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2015.
MARTINS, G. de A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisca Adriana Justino da Costa, Maryland Bessa Pereira Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.