O feminino na dança do coco de roda de Majorlândia-Ce

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa Bibliográfica, Dança do Coco, Gênero

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a inserção das mulheres na tradição cultural da dança do Coco de Majorlândia-Ce. A escolha da pesquisa bibliográfica atende a fase inicial da percepção do objeto, assim após esse levantamento foi organizado um quadro identitário dos trabalhos com maior relevância publicados sobre o tema. Para análise selecionamos as seguintes unidades de análise: a) A dança do Coco no Ceará; b) A dança do Coco de Roda; c) O feminino na dança do Coco de Roda Majorlândia-Ce. Nesse caminho foi possível traçar uma discussão com Masullo (2015), Farias (2012), Barroso (1983), Castro (2014). Por fim, identificamos que a dança do Coco, apesar de ser uma tradição de pescador, conseguiu chegar nos sertões do Ceará resgatando uma tradição ancestral. Outro ponto importante se refere ao processo de feminização que a dança do Coco tem apresentado nos últimos tempos, em específico em Majorlândia-Ce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Adriana Justino da Costa, Secretaria Municipal de Educação de Maranguape

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade (CED-UECE). Atualmente é professora da Educação Infantil do município de Maranguape/CE.

 

Maryland Bessa Pereira Maia, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela UFC. Pedagoga pela Universidade Estácio de Sá/Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Unichristus. Pesquisadora do LABOR/UFC.

Referências

BARROSO, Oswald. O coco-de-praia em Majorlândia. In: SERAINE, Florival. Antologia do Folclore Cearense. 2.ed. Fortaleza: EdUFC, 1983.

CASTRO, Auxiliadora de A. O processo de educação cultural do Coco Zé Mendes de Majorlândia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Faculdade do Vale do Jaguaribe FVJ, Aracati-Ce, 2018.

FARIAS. Camila Mota. O Coco vem de dentro da gente: ressignificações culturais da dança do coco em Balbino – CE (1997-2012). 108f. 2012. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012. Disponível em:

http://www.uece.br/eventos/encontrointernacionalmahis/anais/trabalhos_completos/277-7226-15112016-093601.pdf.

MANHÃES, Juliana Bittencourt. A performance do corpo brincante. In:CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS. VI, 2010. São Paulo. Anais...São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/estudosperformance. Acesso em: 10 ago. 2021.

MASULLO, Alessandra Savia da Costa. Na pisada feminina do coco cearense: saberes, lutas, batuques ancestrais e contemporâneos. 2015. 102f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2015.

MARTINS, G. de A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Costa, F. A. J. da, & Maia, M. B. P. M. (2021). O feminino na dança do coco de roda de Majorlândia-Ce. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5970

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)