As relações étnico-raciais para convívio escolar na educação básica

Autores

Palavras-chave:

Relações Étnico-raciais, Convívio escolar, Educação básica

Resumo

Neste artigo, procuramos estabelecer um debate acerca das relações étnico-raciais no contexto pedagógico da sala de aula e o quão é importante esse debate para a formação pessoal e social do indivíduo. Por essa razão, a pesquisa teve como objetivos compreender a importância das relações étnico-raciais para convívio escolar na educação básica e analisar qual a importância das relações étnico-raciais no espaço escolar. A metodologia foi pautada em uma abordagem qualitativa, explicativa bibliográfica, destacando autores, como Santos Júnior e Bugni (2018), Gomes (2012), Fernandes e Souza (2013) e documentos Brasil (1996, 2004, 2006). Cada cultura de um grupo reverbera na construção dos seus valores, crenças, costumes e ideologias a fim de se desenvolver como sujeito - ser humano. Então, precisamos propiciar atividades escolares que sejam de apreciação, valorização e reconhecimento dessas relações étnico-raciais munidas de respeito, tolerância e acolhimento onde o convívio escolar seja ponte de conhecimento para o discente.

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Biografia do Autor

Maria Nária Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Acadêmica do curso de licenciatura em pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE), tendo experiência como bolsista de extensão e monitoria, atualmente se encontra vinculada no Programa Residência Pedagógica (PRP).

Paulo César Rodrigues Araújo Filho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Acadêmico do curso de licenciatura em pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE), tendo experiência como bolsista de Iniciação artística e extensão, fez parte do Núcleo de Artes Cênicas da FACEDI-NACE.

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutora em Educação. Doutora em Educação Docente da UECE e pesquisadora do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (CNPq). Atuando nos temas: Políticas Públicas e Gestão. História e Memória da Educação, Formação docente, Estágio e Educação Infantil.

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

Teixeira, M. N. ., Araújo Filho, P. C. R. ., & Araújo, H. de L. M. R. . (2021). As relações étnico-raciais para convívio escolar na educação básica. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6360