Compreensões acerca das representações sociais e do racismo na contemporaneidade

Autores

Palavras-chave:

Representatividade negra, Racismo estrutural, Representação social

Resumo

Este artigo analisa as representações sociais presentes na sociedade contemporânea, a fim de perceber o que diferencia a representatividade associada à possibilidade de exprimir ideias, decisões de uma determinada classe social. Buscamos entender como a sociedade é estruturada em relação ao racismo, e como isso é fundamental para a construção da identidade da criança. A metodologia se configurou pela abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, a partir de autores que discutem a temática Moscovici (2015), no campo das Representações Sociais de Almeida e Ribeiro (2019), para discussão sobre o Racismo Estrutural. A análise revela a relevância das Representações Sociais dado à contextualização do seu conceito. Interpretamos diversas situações que podem ser observadas o racismo estrutural impregnado na sociedade. Ademais, foi possível perceber como a representatividade negra é necessária para construção da identidade da criança, evidenciando a importância deste trabalho para a discussão e análise da discriminação racial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kledyna Maria da Cunha Santiago, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação; Literatura e Gênero (UFRN) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação; Memórias Autobiografias e Inclusão  (UERN).

Vitória Letícia Duarte da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista voluntária do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino

Referências

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

CUNHA, Magnus Kelly Moura da et al. Os significados de saúde na relação sexual para mulheres assistidas pelo SUS na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, p. 1099-1110, jun. 2011.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

FRANÇA, Rodrigo. O Pequeno Príncipe Preto. Ilustração Juliana Barbosa Pereira. 1. ed.- Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2020.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SABER, Casa do. Ser negro no brasil: a escravidão como elemento civilizatório: Entrevistado (a): Pedagoga e Mestra Jaqueline Conceição. 2019. - Canal no youtube: CASA DO SABER. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yYJSbG7rETY Acesso em: 27 abr. 2021.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Santiago, K. M. da C., Freire, S. H. de S. L. M. ., & Silva, V. L. D. da . (2021). Compreensões acerca das representações sociais e do racismo na contemporaneidade . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6362