A Casa dos Estudantes do Império (CEI): entre o colonialismo e as lutas de libertação nacional

Autores

Palavras-chave:

África, CEI, Império Português, Libertação nacional

Resumo

A investigação se debruça sobre a Casa dos Estudantes do Império, equipamento criado pela ditadura portuguesa de Antônio de Oliveira Salazar (1933-1968), tendo desenvolvido atividades entre 1944 e 1965. Foi neste espaço que ficou conhecido pela historiografia como CEI, onde passaram a conviver um conjunto de personagens que se tornaram peças fundamentais na luta pela emancipação das antigas colônias africanas, denominadas secularmente pelos portugueses: Agostinho Neto, Amílcar Cabral, Carlos Erverdosa, José Craveirinha e um conjunto de jovens que saíram do anonimato para o protagonismo em termos de luta política. Para realização da pesquisa, partimos dos arquivos institucionais, associados aos quadros da história e da memória da CEI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odilon Monteiro da Silva Neto, Universidade Estadual do Ceará

Licenciado em História, Especialista e Mestre em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), doutorando em geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Referências

AMADO, J.; FIGUEIREDO, L. C. O Brasil no Império português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

ASSOCIAÇÃO CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO. Portugal, 2015. Disponível em:. http://casacomum.org/cc/arquivos?set=e_11037#!e_10883. Acesso em: 30 jun. 2021.

BENJAMIM, W. Escritos históricos. In: Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CASTELO, C.. A casa dos estudantes do império: lugar de memória anticolonial. Mensagem: número especial, 1997.

CATROGA, F. Nação, mito e rito. Religião civil e comemoracionismo. Fortaleza: Nudoc UFC/Museu do Ceará, 2005.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das letras, 2002.

LIMA, M. H. da S. A casa dos estudantes do império (CEI) e a poesia nas lutas anticoloniais (1944-1965). (Trabalho de conclusão de curso em História). Recife: UFPE, 2019.

MATA, I. da. A casa dos estudantes do império e o lugar da literatura na consciencialiação política. Lisboa: UCCLA, 2015.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Silva Neto, O. M. da . (2021). A Casa dos Estudantes do Império (CEI): entre o colonialismo e as lutas de libertação nacional. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6757

Edição

Seção

Relato de experiência