As práticas educativas a partir das narrativas de professores e dos estudantes privados de liberdade: uma análise do processo formativo

Autores

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Educação em Prisões, Pesquisa narrativa

Resumo

Este trabalho apresenta as narrativas da prática pedagógica dos educadores que atuam no interior de uma escola na penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A pesquisa é de natureza qualitativa como também da pesquisa narrativa. Como recursos metodológicos foi utilizado, entrevistas com os estudantes e professores, conversas informais, entrevistas.  Como instrumento de coleta de dados, recorreu-se à aplicação de um ques­tionário para levantamento do perfil dos colaboradores e a distribuição de um caderno para construção de um memorial narrativo de 13 professores. Apreenderam-se nas narrativas alguns motivos da evasão escolar: rotatividade de professores e alunos, questões que envolvem a dinâmica prisional como também a postura “rígida” dos professores nas relações interpessoais dentro da escola na prisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro da Silva Ferreira, Rede Estadual de Educação de Pernambuco

Graduada em Pedagogia, mestra em Educação PPGFPPI, experiência na área de educação com ênfase em coordenação pedagógica. Docente da rede municipal de Petrolina e da rede Estadual de Pernambuco.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

CARVALHO, Odair França de. Entre a cela e a sala de aula: um estudo sobre experiências educacionais de educadores presos no sistema prisional paulista. 2014. 279 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.

NÓVOA, António; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. In: Cader¬nos de Formação nº 1, Ministério da Saúde, DRHS, CFAP, Lisboa, 2014.

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Ferreira, M. do S. da S. . (2021). As práticas educativas a partir das narrativas de professores e dos estudantes privados de liberdade: uma análise do processo formativo. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6712