As práticas educativas a partir das narrativas de professores e dos estudantes privados de liberdade: uma análise do processo formativo
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Educação em Prisões, Pesquisa narrativaResumo
Este trabalho apresenta as narrativas da prática pedagógica dos educadores que atuam no interior de uma escola na penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A pesquisa é de natureza qualitativa como também da pesquisa narrativa. Como recursos metodológicos foi utilizado, entrevistas com os estudantes e professores, conversas informais, entrevistas. Como instrumento de coleta de dados, recorreu-se à aplicação de um questionário para levantamento do perfil dos colaboradores e a distribuição de um caderno para construção de um memorial narrativo de 13 professores. Apreenderam-se nas narrativas alguns motivos da evasão escolar: rotatividade de professores e alunos, questões que envolvem a dinâmica prisional como também a postura “rígida” dos professores nas relações interpessoais dentro da escola na prisão.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
CARVALHO, Odair França de. Entre a cela e a sala de aula: um estudo sobre experiências educacionais de educadores presos no sistema prisional paulista. 2014. 279 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
NÓVOA, António; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. In: Cader¬nos de Formação nº 1, Ministério da Saúde, DRHS, CFAP, Lisboa, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria do Socorro da Silva Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.