Contribuições do Programa Mais Alfabetização para a formação e profissionalidade docente

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Profissionalidade, PMALFA

Resumo

O presente texto propõe uma reflexão sobre as possíveis contribuições do programa Mais Alfabetização – PMALFA para a formação e profissionalidade docente. Discutimos a formação docente a partir de Nóvoa (2017), Gatti (2008), Castro e Amorim (2015) e a profissionalidade docente a partir de Bourdoncle (1991) e Brzezinski (2008). Nossa metodologia se deu a partir de análise da Portaria n° 142, de 22 de fevereiro de 2018 e do Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento. A análise sinalizou que as contribuições do programa Mais Alfabetização para a formação e profissionalidade docente apoia-se no movimento das professoras e professores de adaptação das metas do PMALFA às realidades das redes de ensino e das escolas que aderiram ao programa.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Xavier dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação e doutoranda em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós- graduação em Educação Contemporânea (UFPE/CAA).

Eveline Daniele Borges Silva Simões, Universidade Federal de Pernambuco

Licencianda em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Carla Patrícia Acioli Lins

Doutora em Sociologia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) e da Licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste – CAA da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2021-08-22

Como Citar

Santos, M. C. X. dos ., Simões, E. D. B. S., & Lins, C. P. A. (2021). Contribuições do Programa Mais Alfabetização para a formação e profissionalidade docente. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6369