Método Montessori no ensino infantil em tempos de coronavírus: duas realidades distintas?

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto, Método Montessoriano, Ensino infantil

Resumo

O presente artigo teve como objetivo abordar o uso do método montessoriano no contexto do ensino remoto emergencial na cidade de Choró, que fica localizada no sertão central do estado do Ceará. Para essa pesquisa de teor qualitativo utilizamos questionários, que foram disponibilizados a alguns professores do ensino infantil público da cidade. Após o recebimento de três questionários, que foi o número possível de ser obtido na atual situação pandêmica, fizemos algumas análises das quais identificamos que os professores enfrentam desafios nessa nova modalidade e dificultam a adoção do método montessoriano nas aulas remotas, pois é interação e a manipulação de objetos ficam limitadas. Buscamos também apresentar possíveis soluções que possam ser adotadas para que o método de Montessori seja incluído de forma fácil e eficaz nesse momento de ensino tão desafiador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luciana Ferreira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciatura plena em pedagogia, (FECLESC/ UECE).

Referências

BRASIL. Proposta de resolução de volta às aulas. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2021.

MONTESSORI. Maria Montessori. A criança. São Paulo: Círculo do livro S.A,1936.

SALOMÃO. Gabriel Salomão. Montessori e o coronavírus-parte 3- Valorização da personalidade. Lar Montessori, Brasil, 2020. Disponível em: https://larmontessori.com/2020/04/30/montessori-e-o-coronavirus-parte-3-valorizacao-da-personalidade/. Acesso em: 27 maio.2020.

SOUZA. Lidiane Lima de Souza. Contribuição de Maria Montessori para educação infantil: uma investigação no município de Capistrano Ceará. Quixadá: UECE, 2018.

Publicado

2021-08-18

Como Citar

Ferreira, M. L. . (2021). Método Montessori no ensino infantil em tempos de coronavírus: duas realidades distintas?. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6687