Debates em educação popular: afetos, experiências e (des)construções coletivas

Autores

Palavras-chave:

Educação popular, Formação, Construções coletivas

Resumo

O trabalho é parte de uma experiência educativa e formativa que ocorreu no ano de 2020, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tratou-se do “I Ciclo de debates de Educação Popular: contribuições com a formação docente”, originado a partir da idealização de estudantes e professoras do curso da Pedagogia. A abordagem metodológica teve caráter qualitativo. Utilizou-se das transcrições das mesas de diálogo realizadas e da análise bibliográfica. O evento apontou o quanto se faz necessária a criação de espaços formativos para o debate de gênero, sexualidade e educação inclusiva. Nesse sentido, contribui-se com a formação docente inicial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zélia Maria Lemos Andrade Sobrinha, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Estudante do curso de Pedagogia da UECE. Trabalha com educação infantil em uma escola privada de Fortaleza.

Raquel Carine Martins Beserra, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora substituta da Universidade Estadual do Ceará e professora efetiva da rede municipal de Fortaleza. Colaboradora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Ceará.

 

Referências

ARAUJO FILHO, P. C. R. .; TEIXEIRA, M. N. .; ARAÚJO, H. de L. M. R. Dança, educação e gênero: concepções e reflexões nas relações escolares. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6551. Acesso em: 15 ago. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. 26. ed. Petropólis: RJ: Vozes, 2007.

Publicado

2021-08-15

Como Citar

Andrade Sobrinha , . Z. M. L. . ., & Beserra, R. C. M. . (2021). Debates em educação popular: afetos, experiências e (des)construções coletivas . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6744