Os desafios atuais do ensino remoto: uma didática replanejada
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Experiências, Relatos, Prática DocenteResumo
Este relato refere-se à experiência que professores de uma escola municipal do município de Russas-Ce obtiveram através do ensino remoto, realidade atual, enfrentada por milhares de professores e alunos mediante a pandemia da Covid 19. O objetivo é descrever as experiências que os professores estão obtendo com este tipo de ensino, ao mesmo tempo, desabafando sobre as dificuldades enfrentadas e êxitos alcançados, utilizando o diálogo e compartilhando as vivências deste momento para se fortalecerem como profissionais preparados para atuarem com suas turmas e sentirem-se mais fortes como pessoas e reconhecer nos alunos um sujeito ativo de sua história e, portanto, contribuir na construção da cidadania. O trabalho baseou-se nas leituras de PONTES (2020); RIBEIRO (2020) vinculada à História Oral de professores (as) na contemporaneidade, que é um tempo vivido por pesquisadores e seus entrevistados, vinculado ao GPFHOPE, do diretório de grupo de pesquisas do CNPQ, em uma abordagem qualitativa com foco na observação nos planejamentos online, conversas informais por aplicativos de mensagem e reuniões pedagógicas realizadas pela escola E.E.F Tia Benilce em Russas-Ce, contemplando os professores de todas as turmas.
Downloads
Referências
BARROS, C. C. A.; SOUZA, A. da S.; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C.; CARDOSO, B. L. C. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 02 ago. 2021.
FREITAS, A. C. S. .; ALMEIDA, N. R. O. de .; FONTENELE, I. S. . Fazer docente em tempos de ensino remoto: como isso acontece?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6068. Acesso em: 02 ago. 2021.
PONTES, Catarina. Formação de professores é assunto sério antes, durante e pós-pandemia. Blog Revista Educação. São Paulo, 05 de outubro de 2020. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/10/05/formacao-professores-covid/ Acesso em 21 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Antônia Karina Mota Simplício, Érica Gonçalves de Matos, Luís Távora Furtado Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.