Os desafios atuais do ensino remoto: uma didática replanejada

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Experiências, Relatos, Prática Docente

Resumo

Este relato refere-se à experiência que professores de uma escola municipal do município de Russas-Ce obtiveram através do ensino remoto, realidade atual, enfrentada por milhares de professores e alunos mediante a pandemia da Covid 19. O objetivo é descrever as experiências que os professores estão obtendo com este tipo de ensino, ao mesmo tempo, desabafando sobre as dificuldades enfrentadas e êxitos alcançados, utilizando o diálogo e compartilhando as vivências deste momento para se fortalecerem como profissionais preparados para atuarem com suas turmas e sentirem-se mais fortes como pessoas e reconhecer nos alunos um sujeito ativo de sua história e, portanto, contribuir na construção da cidadania. O trabalho baseou-se nas leituras de PONTES (2020); RIBEIRO (2020) vinculada à História Oral de professores (as) na contemporaneidade, que é um tempo vivido por pesquisadores e seus entrevistados, vinculado ao GPFHOPE, do diretório de grupo de pesquisas do CNPQ, em uma abordagem qualitativa com foco na observação nos planejamentos online, conversas informais por aplicativos de mensagem e reuniões pedagógicas realizadas pela escola E.E.F Tia Benilce em Russas-Ce, contemplando os professores de todas as turmas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Karina Mota Simplício, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação e Ensino pela UECE, graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).  Professora visitante do PARFOR/UVA. Pesquisa temas voltados para a Formação de Professores e Educação Inclusiva.

Érica Gonçalves de Matos

Mestranda em Educação e Ensino pela UECE, graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, professora da rede de educação básica. Pesquisa temas sobre educação, escola e juventude.

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq.

Referências

BARROS, C. C. A.; SOUZA, A. da S.; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C.; CARDOSO, B. L. C. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 02 ago. 2021.

FREITAS, A. C. S. .; ALMEIDA, N. R. O. de .; FONTENELE, I. S. . Fazer docente em tempos de ensino remoto: como isso acontece?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6068. Acesso em: 02 ago. 2021.

PONTES, Catarina. Formação de professores é assunto sério antes, durante e pós-pandemia. Blog Revista Educação. São Paulo, 05 de outubro de 2020. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/10/05/formacao-professores-covid/ Acesso em 21 abr. 2021.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Simplício, A. K. M., Matos, Érica G. de, & Ribeiro, L. T. F. . (2021). Os desafios atuais do ensino remoto: uma didática replanejada. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6155

Edição

Seção

Relato de experiência