Raízes e resistência: educação, leituras e escritas no quilombo Cafundó

Autores

Palavras-chave:

Educação Quilombola, Quilombo Cafundó, Alfabetização

Resumo

O texto apresenta o desenvolvimento do projeto “Raízes e resistências” realizado na Comunidade de Quilombo Cafundó, localizada em Salto de Pirapora, São Paulo, Brasil, foi implementado por professoras de redes públicas de ensino de Sorocaba (SP), um estudante de Pedagogia e uma mestranda em Educação, ambos da Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba. O projeto nasceu a partir das demandas da comunidade ao tomarem contato com o projeto de pesquisa: "Crianças quilombolas e suas contribuições para Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola", contemplado pelo edital MCTI/CNPQ/UNIVERSAL nº 14/2014. O projeto teve como foco ações de letramento e alfabetização com adultos da comunidade, alguns ainda falantes de sua língua matriz: a Cupópia. Foram dois anos de encontros semanais com planejamentos didáticos inspirados nas concepções freireanas. Pudemos observar que a relação estabelecida no quilombo contemplou a tríade ensino, pesquisa e extensão, possibilitando aos participantes vivências de leituras e escritas permeadas por fecundas trocas de aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Walburga dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora associada da UFSCar, campus Sorocaba. Docente no curso de Pedagogia e na pós-graduação (área de formação docente). Coordena o grupo de pesquisa e estudos a respeito das Crianças, da Educação Infantil e Estudos da Infância (CRIEI)e o Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar.

Vanessa Ferreira Garcia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda e Mestre em educação pela UFSCAR campus Sorocaba. Professora de educação básica na Rede Municipal de Sorocaba.  Pesquisadora no Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI).

Thiago Hideo Tomoto, Universidade Federal de São Carlos (URSCar)

Graduando na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/So). Graduando intercambista em História, Política Públicas e Ciências Políticas na Universidad de Valparaíso – Chile (03/19 – 06/19). Graduação em Gastronomia pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP/Itu - 2016).

Referências

DEI, George Sefa J. Questões críticas nas metodologias de investigação anti-racistas. In: DEI, George Sefa J. JOHAL, Gurpreet Sigh. Metodologias de Investigação anti-racistas: questões críticas. Portugal: Edições Pedago,2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Teoria e prática da libertação uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SANTOS, Maria Walburga. dos. Saberes da terra: o lúdico em Bombas, uma comunidade quilombola (estudo de caso etnográfico). 2010. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação/USP, 2010.

SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de. "Ser quilombola": identidade, território e educação na cultura infantil / Márcia Lúcia Anacleto de Souza. Campinas, SP: [s.n.], 2015.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Santos, M. W. dos ., Garcia, V. F. ., & Tomoto, T. H. . (2021). Raízes e resistência: educação, leituras e escritas no quilombo Cafundó. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6710