Raízes e resistência: educação, leituras e escritas no quilombo Cafundó
Palavras-chave:
Educação Quilombola, Quilombo Cafundó, AlfabetizaçãoResumo
O texto apresenta o desenvolvimento do projeto “Raízes e resistências” realizado na Comunidade de Quilombo Cafundó, localizada em Salto de Pirapora, São Paulo, Brasil, foi implementado por professoras de redes públicas de ensino de Sorocaba (SP), um estudante de Pedagogia e uma mestranda em Educação, ambos da Universidade Federal de São Carlos-Campus Sorocaba. O projeto nasceu a partir das demandas da comunidade ao tomarem contato com o projeto de pesquisa: "Crianças quilombolas e suas contribuições para Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola", contemplado pelo edital MCTI/CNPQ/UNIVERSAL nº 14/2014. O projeto teve como foco ações de letramento e alfabetização com adultos da comunidade, alguns ainda falantes de sua língua matriz: a Cupópia. Foram dois anos de encontros semanais com planejamentos didáticos inspirados nas concepções freireanas. Pudemos observar que a relação estabelecida no quilombo contemplou a tríade ensino, pesquisa e extensão, possibilitando aos participantes vivências de leituras e escritas permeadas por fecundas trocas de aprendizagens.
Downloads
Referências
DEI, George Sefa J. Questões críticas nas metodologias de investigação anti-racistas. In: DEI, George Sefa J. JOHAL, Gurpreet Sigh. Metodologias de Investigação anti-racistas: questões críticas. Portugal: Edições Pedago,2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Paz e terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Teoria e prática da libertação uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SANTOS, Maria Walburga. dos. Saberes da terra: o lúdico em Bombas, uma comunidade quilombola (estudo de caso etnográfico). 2010. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação/USP, 2010.
SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de. "Ser quilombola": identidade, território e educação na cultura infantil / Márcia Lúcia Anacleto de Souza. Campinas, SP: [s.n.], 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Walburga dos Santos, Vanessa Ferreira Garcia, Thiago Hideo Tomoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.