O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade, Instrumento metodológico, Aulas remotas

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre o papel do lúdico no âmbito do ensino remoto, possibilitando incluí-lo como instrumento metodológico no ensino-aprendizagem, facilitando a interação entre pares, bem como promover a motivação do discente nas aulas remotas. Nesse sentido, foram coletados dados de forma subjetiva de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais de uma Escola pública situada na comunidade de Cacimbas, Tururu-Ce. Desse modo, este estudo baseou-se em pesquisa de cunho qualitativa, fundamentada em questionamentos feitos através da ferramenta tecnológica Google Meet em uma reunião abordando enunciado sobre a inclusão do lúdico nas aulas no ensino remoto, bem como da sua importância na aprendizagem dos educandos. Além disso, o estudo se fundamenta em caráter bibliográfico de análise conceitual em ideias de autores renomados, isto é, daqueles que comprovaram por meio de evidência da importância do lúdico como recurso importantíssimo no processo educacional, inclusive, durante essa prática no ensino remoto. O estudo demonstrou que o lúdico é importante para promover uma aprendizagem significativa, visto que oriunda da imaginação, criatividade, cooperação e da capacidade de saber lidar com as situações problemas, tornando o ato de aprender mais divertido e prazeroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vando Pacheco de Sousa, Prefeitura Municipal de Tururu

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Graduando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Professor de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Tururu.

Andréa Sales Braga Moura, Secretaria Municipal de Itapipoca

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Ensino de História e Geografia pela Faculdade Kurios (FAK). Graduada em Pedagogia pela UECE. Professora efetiva de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Itapipoca. Graduanda em Geografia pela UECE.

Referências

ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/assunto/reflexoes-do-prpfessor/o-brincar-e-o-professor-de-educacao-infantil.

CARVALHO, M. E. P de. Modos de educação, gêneros e relações escola-família. [S.1..:s.n.], 2006, p. 90.

DALLABONA, João Serapião; MENDES, Sueli Maria Schimit. O lúdico na educação infantil: Jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica de ICPG, v. 1 n. 4, p. 107-112, 2004.

FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e Atividades Lúdicas: uma abordagem a partir de experiências internas, 2005.

MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: O desafio do conhecimento. Pesquisa Social: teoria, metodologia e criatividade. 21ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes p.21, 1994.

SANTANA, A. NASCIMENTO, P. R. A história do lúdico na educação. The history of playful in education. Revemat: Reivista Eletrônica de educação Matemática, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 19-36, maio 2012. ISSN 1981-1322.

TEIXEIRA, K. L. O universo lúdico no contexto pedagógico [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 144.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Sousa, F. V. P. de ., & Moura, A. S. B. . (2021). O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6397

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)