O lúdico como instrumento metodológico no ensino remoto
Palavras-chave:
Ludicidade, Instrumento metodológico, Aulas remotasResumo
O presente estudo tem por objetivo refletir sobre o papel do lúdico no âmbito do ensino remoto, possibilitando incluí-lo como instrumento metodológico no ensino-aprendizagem, facilitando a interação entre pares, bem como promover a motivação do discente nas aulas remotas. Nesse sentido, foram coletados dados de forma subjetiva de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais de uma Escola pública situada na comunidade de Cacimbas, Tururu-Ce. Desse modo, este estudo baseou-se em pesquisa de cunho qualitativa, fundamentada em questionamentos feitos através da ferramenta tecnológica Google Meet em uma reunião abordando enunciado sobre a inclusão do lúdico nas aulas no ensino remoto, bem como da sua importância na aprendizagem dos educandos. Além disso, o estudo se fundamenta em caráter bibliográfico de análise conceitual em ideias de autores renomados, isto é, daqueles que comprovaram por meio de evidência da importância do lúdico como recurso importantíssimo no processo educacional, inclusive, durante essa prática no ensino remoto. O estudo demonstrou que o lúdico é importante para promover uma aprendizagem significativa, visto que oriunda da imaginação, criatividade, cooperação e da capacidade de saber lidar com as situações problemas, tornando o ato de aprender mais divertido e prazeroso.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/assunto/reflexoes-do-prpfessor/o-brincar-e-o-professor-de-educacao-infantil.
CARVALHO, M. E. P de. Modos de educação, gêneros e relações escola-família. [S.1..:s.n.], 2006, p. 90.
DALLABONA, João Serapião; MENDES, Sueli Maria Schimit. O lúdico na educação infantil: Jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica de ICPG, v. 1 n. 4, p. 107-112, 2004.
FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e Atividades Lúdicas: uma abordagem a partir de experiências internas, 2005.
MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: O desafio do conhecimento. Pesquisa Social: teoria, metodologia e criatividade. 21ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes p.21, 1994.
SANTANA, A. NASCIMENTO, P. R. A história do lúdico na educação. The history of playful in education. Revemat: Reivista Eletrônica de educação Matemática, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 19-36, maio 2012. ISSN 1981-1322.
TEIXEIRA, K. L. O universo lúdico no contexto pedagógico [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 144.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Francisco Vando Pacheco de Sousa, Andréa Sales Braga Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.