Estratégias cognitivas e metacognitivas no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Estratégia Cognitiva, Metacognitiva, Extensão Universitária

Resumo

O estudo analisou um curso de extensão universitária, na rede privada, na cidade de Brasília. A investigação se referia ao valor que o conhecimento das estratégias cognitivas e metacognitivas podem influenciar e viabilizar uma nova interação do aluno com o material de estudo na aula. Participaram 113 estudantes do ensino superior, distribuídos em 14 turmas conduzidas por estagiários da disciplina de estágio em psicologia escolar, durante dois semestres, em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. Os dados evidenciaram que a proposta viabilizou novas formas de organizar as informações e realizar a revisão dos conteúdos por meio de mapas mentais, reconhecendo expressões e palavras chaves no texto, destacando a importância da técnica SQ4R na leitura. A proposta contribuiu com orientações e melhorou a interação com textos, pode ser ampliada visando alcançar estudantes do ensino fundamental e médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Ali Abdala Abdel Cader Nascimento, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Professora da Educação Básica por 30 anos. Atualmente professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Consultora científica voluntária da Sala de Recursos Revista. Autora de livros, capítulos de livros em educação especial.

Barbara Pereira de Alencar da Rocha, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Educação de Surdos. Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com mais de 25 anos de atuação com surdos e surdocegos.

Referências

ALMEIDA, A. M. F. P. M. Um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em um curso superior de ciências agronômicas. Tese de Doutorado não publicada, Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP, Brasil, 1992.

ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. de. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 9 ago. 2021.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro, interamericana, 1980.

BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia Reflexão e Crítica. Revista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 2, n. 12, 2004.

FLAVELL, J. Metacognition and cognitive monitoring. American Psychologist, 34, 906-911. 1979.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999.

MOTA, B. de O. S. .; SANTOS, G. C. S. Formação de um estudante com paralisia cerebral no Ensino Superior . Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5873. Acesso em: 9 ago. 2021.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Nascimento, F. A. A. A. C. ., & Rocha, B. P. de A. . (2021). Estratégias cognitivas e metacognitivas no Ensino Superior. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6747