Estratégias cognitivas e metacognitivas no Ensino Superior
Palavras-chave:
Estratégia Cognitiva, Metacognitiva, Extensão UniversitáriaResumo
O estudo analisou um curso de extensão universitária, na rede privada, na cidade de Brasília. A investigação se referia ao valor que o conhecimento das estratégias cognitivas e metacognitivas podem influenciar e viabilizar uma nova interação do aluno com o material de estudo na aula. Participaram 113 estudantes do ensino superior, distribuídos em 14 turmas conduzidas por estagiários da disciplina de estágio em psicologia escolar, durante dois semestres, em uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. Os dados evidenciaram que a proposta viabilizou novas formas de organizar as informações e realizar a revisão dos conteúdos por meio de mapas mentais, reconhecendo expressões e palavras chaves no texto, destacando a importância da técnica SQ4R na leitura. A proposta contribuiu com orientações e melhorou a interação com textos, pode ser ampliada visando alcançar estudantes do ensino fundamental e médio.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. M. F. P. M. Um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em um curso superior de ciências agronômicas. Tese de Doutorado não publicada, Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP, Brasil, 1992.
ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. de. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534. Acesso em: 9 ago. 2021.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro, interamericana, 1980.
BORUCHOVITCH, E. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia Reflexão e Crítica. Revista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 2, n. 12, 2004.
FLAVELL, J. Metacognition and cognitive monitoring. American Psychologist, 34, 906-911. 1979.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999.
MOTA, B. de O. S. .; SANTOS, G. C. S. Formação de um estudante com paralisia cerebral no Ensino Superior . Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5873. Acesso em: 9 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fatima Ali Abdala Abdel Cader Nascimento, Barbara Pereira de Alencar da Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.