Academia Literária Afro-Liberta na Escola Professor Júlio Holanda

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Escola, Ensino

Resumo

O presente artigo tem como propósito contribuir para as discussões curriculares, a partir das ações/intervenções na educação básica na Escola Professor Júlio Holanda no Ceará/Guaramiranga, à luz da teoria decolonial,  numa perspectiva da construção de um currículo afro referenciado. Desse modo o currículo pode ser conduzido a novas representações positivas,  com sentidos e saberes a partir da proposta pedagógica “Academia Literária Afro- Liberta”. Para tanto, esse trabalho tem cunho bibliográfico e documental que contribuiu para a ação e intervenção na proposta pedagógica realizada. Contudo, concordando com Candau (2010), é preciso repensar o currículo na sua totalidade, para que contemple as diferenças a partir das narrativas dos silenciados e das  suas subjetividades. Conclui-se, que  é urgente confrontar os saberes postos secularmente, as hegemonias epistemológicas, portanto, novas cosmovisões são necessárias para a reaprendermos outras epistemologias não dominantes, sobretudo através da literatura africana e africana brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Franco Ribeiro, Universidade de Lisboa

Mestranda em Antropologia, pela Universidade de Lisboa-Portugal. Professora de História e Geografia da Secretaria da Educação do Município de Guaramiranga. Investigadora da Rede de investigação em Fronteiras e Migrações (RIFReM) Universidade de Lisboa. Colaboradora da Plataforma Educar Antirracista-Portugal.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004b.

BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

TEIXEIRA. E. F.; FLORES. E. C. Abdias do Nascimento: experiências e escritos para a educação étnico-racial. v. 17, n. 1, XVII Encontro Estadual de História – ANPUH-PB. 2016.

OLIVEIRA, L. F.; CANDAU. F. M. V. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 26, n.01, 2010.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Ribeiro, R. M. F. (2021). Academia Literária Afro-Liberta na Escola Professor Júlio Holanda. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6764

Edição

Seção

Relato de experiência