Academia Literária Afro-Liberta na Escola Professor Júlio Holanda
Palavras-chave:
Currículo, Escola, EnsinoResumo
O presente artigo tem como propósito contribuir para as discussões curriculares, a partir das ações/intervenções na educação básica na Escola Professor Júlio Holanda no Ceará/Guaramiranga, à luz da teoria decolonial, numa perspectiva da construção de um currículo afro referenciado. Desse modo o currículo pode ser conduzido a novas representações positivas, com sentidos e saberes a partir da proposta pedagógica “Academia Literária Afro- Liberta”. Para tanto, esse trabalho tem cunho bibliográfico e documental que contribuiu para a ação e intervenção na proposta pedagógica realizada. Contudo, concordando com Candau (2010), é preciso repensar o currículo na sua totalidade, para que contemple as diferenças a partir das narrativas dos silenciados e das suas subjetividades. Conclui-se, que é urgente confrontar os saberes postos secularmente, as hegemonias epistemológicas, portanto, novas cosmovisões são necessárias para a reaprendermos outras epistemologias não dominantes, sobretudo através da literatura africana e africana brasileira.
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Referências
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