Narrativas docentes e saberes pedagógicos de professores do ensino superior
Palavras-chave:
Saberes pedagógicos, Ensino Superior, Narrativas docentesResumo
A problemática que fundamenta este artigo parte do entendimento de que à docência no ensino superior requer formação no campo do ensinar, pois para ela não é suficiente o domínio dos conhecimentos disciplinares. Nosso objetivo geral é investigar, segundo as narrativas docentes, como os professores entrevistados constituem seus saberes pedagógicos. Já como objetivo específico temos: compreender o que são saberes pedagógicos, suas características, bem como sua importância para o desenvolvimento da docência no Ensino Superior. A metodologia adotada é a qualitativa. Para coleta dos dados empíricos fizemos uso da entrevista narrativa conforme orientam Jovchelovitch e Bauer (2012). Para análise dos dados oriundos das entrevistas nos amparamos na Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin (2011). Os resultados apontam que as experiências vivenciadas pelos professores antes da formação inicial, bem como o estudo da Teoria Pedagógica em confronto com as práticas docentes são fontes de constituição dos saberes pedagógicos dos mesmos.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1. ed. revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2011. 279p.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96. Brasília: MEC, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 27 abr. 2021..
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 109-126, jan./abr. 2008.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformação no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária. Universidade de São Paulo, USP: Pró-reitoria de Graduação, 2009. 74p.
GATTI, Bernadete; ANDRÉ, Marli. A Relevância dos Métodos de Pesquisa Qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. (Organizadoras). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação: teoria e prática. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 29-38.
GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Envandro (orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 148-173.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200p.
JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 10 ed. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 90-113.
PACHECO, Mayara Alves Loiola; SILVA, Fábia Geisa Amaral; RIBEIRO, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa. Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 3, n. 3, e 335593, p. 01-11. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014, 279p.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 15-34.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Envandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 20-62.
RABELO, F. S.; LIMA, M. S. L. A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5608. Acesso em: 30 jul. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 325p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria de Lourdes Tavares Magalhães, Bernadete de Souza Porto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.