Narrativas docentes e saberes pedagógicos de professores do ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Saberes pedagógicos, Ensino Superior, Narrativas docentes

Resumo

A problemática que fundamenta este artigo parte do entendimento de que à docência no ensino superior requer formação no campo do ensinar, pois para ela não é suficiente o domínio dos conhecimentos disciplinares. Nosso objetivo geral é investigar, segundo as narrativas docentes, como os professores entrevistados constituem seus saberes pedagógicos. Já como objetivo específico temos: compreender o que são saberes pedagógicos, suas características, bem como sua importância para o desenvolvimento da docência no Ensino Superior. A metodologia adotada é a qualitativa. Para coleta dos dados empíricos fizemos uso da entrevista narrativa conforme orientam Jovchelovitch e Bauer (2012). Para análise dos dados oriundos das entrevistas nos amparamos na Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin (2011). Os resultados apontam que as experiências vivenciadas pelos professores antes da formação inicial, bem como o estudo da Teoria Pedagógica em confronto com as práticas docentes são fontes de constituição dos saberes pedagógicos dos mesmos.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Tavares Magalhães, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Bernadete de Souza Porto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora Associada II na Universidade Federal do Ceará - Departamento de Teoria e Prática.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Magalhães, M. de L. T. ., & Porto, B. de S. . (2021). Narrativas docentes e saberes pedagógicos de professores do ensino superior. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6418