Avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do SPAECE: ensino fundamental
Palavras-chave:
Prática pedagógica, SPAECE, Aprendizagem significativa, ProtagonismoResumo
Objetiva-se neste estudo, avaliar se a prática pedagógica intencional e significativa contribui para a melhoria dos resultados da qualidade dos índices de aprendizagem do SPAECE, para turmas do 5º ano do ensino fundamental nos anos iniciais. Perguntas norteadoras do estudo: como evidenciar as práticas pedagógicas a partir de dados quantitativos? Como a aprendizagem intencional e significativa pode melhorar a qualidade do ensino? Como a prática pedagógica do professor pode contemplar os estudantes? A metodologia é de avaliação de profundidade conforme descreve Rodrigues (2008). Será permeada por quatro momentos: i) análise documental; análise do contexto; sua trajetória; e dimensões temporal e territorial, e a característica da metodologia é quantitativa. A presente pesquisa evidência que a prática pedagógica é um dos principais impulsionadores da melhoria da qualidade da aprendizagem, o que reflete diretamente nas Políticas Públicas de avaliação externa.
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