Avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do SPAECE: ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Prática pedagógica, SPAECE, Aprendizagem significativa, Protagonismo

Resumo

Objetiva-se neste estudo, avaliar se a prática pedagógica intencional e significativa contribui para a melhoria dos resultados da qualidade dos índices de aprendizagem do SPAECE, para turmas do 5º ano do ensino fundamental nos anos iniciais. Perguntas norteadoras do estudo: como evidenciar as práticas pedagógicas a partir de dados quantitativos? Como a aprendizagem intencional e significativa pode melhorar a qualidade do ensino?  Como a prática pedagógica do professor pode contemplar os estudantes? A metodologia é de avaliação de profundidade conforme descreve Rodrigues (2008). Será permeada por quatro momentos: i) análise documental; análise do contexto; sua trajetória; e dimensões temporal e territorial, e a característica da metodologia é quantitativa. A presente pesquisa evidência que a prática pedagógica é um dos principais impulsionadores da melhoria da qualidade da aprendizagem, o que reflete diretamente nas Políticas Públicas de avaliação externa.

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Biografia do Autor

Rosimeyre Rodrigues de Sousa, Faculdade Kúrios

Licenciatura em Pedagogia-faculdade kúrios (FAK). Especialização em Gestão escolar e Coordenação Pedagógica (FAK). Professora anos iniciais e anos finais; atualmente exerce a função de Coordenadora Pedagógica (SME).

Cássia Eufrásia da Silva Costa, Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Especialização em Gestão e Coordenação escolar (FLATED). Professora de Atendimento Educacional Especializado- EM Maria Dolores Petrola de Melo Jorge.

Antônia Patrícia Leite do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Gestão Escolar (UECE). Coordenadora Pedagógica (SME)

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Sousa, R. R. de ., Costa, C. E. da S. ., & Nascimento, A. P. L. do . (2021). Avaliação de práticas pedagógicas na perspectiva do SPAECE: ensino fundamental. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6692