Fortalecimento de vínculos entre família e escola na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Vínculos, Família, Escola, Tecnologias digitais

Resumo

O estreitamento de vínculos entre família e escola é imprescindível para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Nesse sentido, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), são perceptíveis e se estabelecem em diversos âmbitos, e foram relevantes para o fortalecimento de vínculos. Dessa feita, o presente trabalho compartilha, através de um estudo de caso do município de Caucaia-CE, como as escolas utilizaram as nas experiências exitosas de um projeto educacional desenvolvido pelas professoras da Educação Infantil com as crianças e famílias de uma Instituição Escolar, mesmo em contexto remoto. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e teve como método o estudo de caso de professoras efetivas de um município cearense. Os achados da investigação apontam que a parceria entre família e escola é relevante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

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Biografia do Autor

Silvia Elaine da Rocha Silva Pontes, Rede Municipal de Educação de Caucaia

Pedagoga. Mestre em Ciências da Educação. Atualmente é professora formadora da Educação Infantil do município de Caucaia/CE.

Raquel Almeida Ferreira Siqueira, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia/CE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão, Coordenação e Supervisão Escolar. Técnica da Supervisão de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia/CE.

Evaneida Soares Carneiro, Rede Municipal de Educação de Caucaia

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar (CED-UECE). Atualmente é professora formadora da Educação Infantil do município de Caucaia/CE.

Referências

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Publicado

2021-08-18

Como Citar

Pontes, S. E. da R. S. ., Siqueira, R. A. F. ., & Carneiro, E. S. . (2021). Fortalecimento de vínculos entre família e escola na Educação Infantil . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6685