Prática docente de alunos com deficiências no ensino remoto

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Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Prática docente, Alunos com deficiências

Resumo

A pandemia do Covid-19 ocasionou no meio educacional uma série de mudanças na metodologia da sala de aula e na sala de recursos multifuncional. Os professores tiveram que se reinventar para conseguir oferecer um ensino mediante a novas realidades. Desse modo, o estudo buscou analisar as contribuições do ensino remoto na prática docente de alunos com deficiência. O percurso metodológico se deu através de uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso dos professores das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de um município no interior do Ceará. Utilizou-se um questionário online, elaborado no Google Forms e disponibilizado aos professores. A fundamentação teórica está à luz dos contributos de Imbernón (2009; 2011), Pimenta (2012), Alves, Martins e Pinheiro (2021).  Desta forma, o estudo revelou a importância da prática docente para os alunos especiais em meio ao ensino remoto, deixando nossa admiração aos educadores pelo excelente trabalho desenvolvido.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Nogueira Oliveira Filha Lima , Secretaria Municipal de Educação de Barreira

Escola Francisca Amélia, Secretaria Municipal de Educação de Barreira, Prefeitura de Barreira. Professora da rede municipal de educação de Barreira-CE, Graduada em pedagogia (UECE), especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Kurios (FAK). 

Cecilia Maria Lima Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Mestranda do curso de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB). Especialista em ensino de Matemática (Faculdade Única). Licenciada em Ciências da natureza e Matemática (CNeM/ UNILAB). Bolsista CAPES.

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Publicado

2021-08-18

Como Citar

Lima , M. do S. N. O. F. ., & Silva, C. M. L. . (2021). Prática docente de alunos com deficiências no ensino remoto. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6621

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