Práxis pedagógicas de enfrentamento ao racismo no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Práxis Pedagógica., Cultura, Discriminação racial, Valorização

Resumo

O presente trabalho traz o relato de experiência que tem como problemática central a discriminação racial em uma escola de ensino médio regular da rede estadual do Ceará e as dificuldades enfrentadas pelos docentes no tratamento da questão em suas práticas pedagógicas. Tendo como elementos norteadores um conjunto de atividades didáticas presentes em um Plano de Ação com a finalidade de enfrentar as diversas formas de manifestação da discriminação racial no espaço escolar, construído a partir do estudo de caso, pesquisa-ação, etnografia e pesquisa bibliográfica. As práticas foram planejadas e desenvolvidas baseando-se na dinâmica comportamental dos estudantes. Dessa forma, esse trabalho visou atuar sobre o espaço educativo propondo procedimentos de ensino-aprendizagem e reconhecimento à cultura afro-brasileira, criando o entendimento de respeito e valorização da diversidade entre os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rômulo Mesquita César, Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC). Professor de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Ceará; Mestre em Políticas Públicas Educacionais (UFJF). Graduado em Matemática (UVA).

Maria Cibelle Moreira de Araújo, Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC). Professora de sociologia da Rede Estadual de Ensino do Ceará; Mestra em Planejamento e Políticas Públicas (UECE). Especialista em Gestão de Organizações sociais (UVA). Graduada em Ciências Sociais (UVA).

Raimundo Nonato de Menezes Moreira, Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC)

Professor de Física da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Especialista em Gestão Escolar (UECE). Graduado em Licenciatura em Física (UVA).

Referências

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 10639, de 9 jan. 2003. Altera a lei n. 9394, 20 dez. 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

MOURA, Glória. O Direito à diferença. MUNANGA, Kabengele (org.). In: Superando o Racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

SANTOS, Acácio Sidinei Almeida. Os estados e as culturas da África: África Austral, os países do Zambeze, África do Sul. Golfo da Guiné, Alta Guiné, Guiné Inferior, Delta do Níger, Haussas, Daomé. JORGE, Nedilson (org.). In: História da África e Relações com o Brasil. Brasília: FUNAG, 2018.

RISTUM, Marilena. Violência na escola, contra a escola e da escola. In: ASSIS, Simone Gonçalves e AVANCI, Joviana Quites (org.). Impactos da Violência na Escola. Rio de Janeiro: Ministério da Educação / Editora Fiocruz, 2010.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

César, F. R. M., Araújo, M. C. M. de ., & Moreira, R. N. de M. . (2021). Práxis pedagógicas de enfrentamento ao racismo no Ensino Médio. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5778

Edição

Seção

Relato de experiência