Simbologia do cabelo: estudo sobre as mulheres trançadeiras de Marabá

Autores

Palavras-chave:

Identidade Negra, Cabelo Afro, Mulheres Negras, Estética Africana

Resumo

Este estudo analisa a importância da representação do penteado afro para a afirmação da identidade negra. E tem como objetivo evidenciar a simbologia do cabelo para um grupo de mulheres trançadeiras de Marabá da região sul e sudeste do Pará, destacando assim a valorização da estética africana para a afirmação étnica de mulheres negras que se ressignificam a sua africanidade, através da autodefinição do trançado afro. E como base norteadora deste estudo que se encontra em andamento utilizo o método de pesquisa oral para compreender o papel da memória na transmissão de saberes deixado pelos nossos ancestrais africanos. E diante desta perspectiva, compreender como a expressão estética contribui para o empoderamento e a afirmação de mulheres negras desta cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elane Pereira Brito, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Mestranda do curso de pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA). E formação no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro, Polén, 2019.

GOMES, Nilma Lino. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. (S/D). Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wpcontent/uploads/2012/10/Corpo-e-cabelo-como-s%C3%ADmbolos-da-identidade-negra.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Brito, E. P. . (2021). Simbologia do cabelo: estudo sobre as mulheres trançadeiras de Marabá. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6724