O Pibid e suas contribuições para a formação docente

Autores

Palavras-chave:

Pibid, Experiência, Formação docente

Resumo

Este relato de experiência apresenta as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a formação docente, a partir dos momentos vivenciados como bolsista de ID no curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O programa oportunizou o diálogo entre teoria e prática, a interação na sala de aula com os professores da educação básica e os estudantes, a valorização da formação dos pedagogos, a aproximação da educação básica com a universidade. Além de contribuir com a formação dos estudantes que desejam ser professor/a, possibilitando a inserção no dia a dia da escola para observação da prática pedagógica, colaboração no desenvolvimento das atividades propostas pela professora coformadora, acompanhamento dos estudantes que apresentavam dificuldades de aprendizagem, possibilitou-nos pensar ações e saberes necessários a prática e a formação docente.

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Biografia do Autor

Clene de Jesus Souza Teixeira , Universidade do Estado da Bahia

Estudante do 5°. semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia campus XII/Guanambi. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) no período de 14 de agosto de 2018 a 15 de fevereiro de 2020.

Referências

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Publicado

2021-08-15

Como Citar

Teixeira , C. de J. S. . . (2021). O Pibid e suas contribuições para a formação docente. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6750