O Pibid e suas contribuições para a formação docente
Palavras-chave:
Pibid, Experiência, Formação docenteResumo
Este relato de experiência apresenta as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), para a formação docente, a partir dos momentos vivenciados como bolsista de ID no curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O programa oportunizou o diálogo entre teoria e prática, a interação na sala de aula com os professores da educação básica e os estudantes, a valorização da formação dos pedagogos, a aproximação da educação básica com a universidade. Além de contribuir com a formação dos estudantes que desejam ser professor/a, possibilitando a inserção no dia a dia da escola para observação da prática pedagógica, colaboração no desenvolvimento das atividades propostas pela professora coformadora, acompanhamento dos estudantes que apresentavam dificuldades de aprendizagem, possibilitou-nos pensar ações e saberes necessários a prática e a formação docente.
Downloads
Referências
CAPES. Ministério da Educação. EDITAL PIBID CAPES nº 07/2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-7-2018-PIBID.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.
CUNHA, Maria Isabel da. Lugares de formação: tensões entre a academia e o trabalho docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE), 15., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Endipe, 2010. p. 129-149.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
SILVA, Marilda da. Habitus professoral e habitus estudantil: uma proposição Acerca da formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p.335-359, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/ZTCcrQBpmxy7JL5fmhB5gCR/abstract/?lang=pt
Acesso em: 21 dez. 2020.
SILVA, Michelle Dourado et al. Formação de Professores no Pibid: inferências entre bolsistas de iniciação à docência e professoras coformadoras. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, v. 10, n. 23, p. 245-267, 2020. ISSN 2177-8183. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367. Acesso em: 21 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Clene de Jesus Souza Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.