O professor de ensino médio como agente de letramento digital na pandemia
Palavras-chave:
Letramento digital, Práticas pedagógicas, Ensino remoto, PandemiaResumo
O afastamento social em decorrência da Pandemia da Covid-19 demandou a docentes e discentes uma prática pedagógica desafiadora e dependente das tecnologias digitais. Em virtude desse contexto, neste resumo, investiga-se como se deu o processo de transformação do professor em agente de letramento digital em tempos pandêmicos. A partir de uma base teórica que discute o letramento digital e suas interfaces entre o ensino e a pós-modernidade, ancora-se em Buzato (2001), Martín-Barbero (2006), Soares (2002) e Souza (2007) para o desenvolvimento de uma pesquisa de natureza básica e exploratória, em que se observa o fenômeno em uma perspectiva quali-quantitativa. Com a aplicação de questionário, visa-se perceber quais recursos digitais, quais metodologias e quais problemáticas permeiam as práticas pedagógicas remotas utilizadas por professores do Ensino Médio, que, por sua vez, relatam dificuldades na escolha, no manuseio e na interação por meios digitais, além da necessidade de amparo técnico e institucional.
Downloads
Referências
BUZATO, Marcelo El Khouri. O letramento eletrônico e o uso do computador no ensino de língua estrangeira: contribuições para a formação de professores. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – IEL, Unicamp, 2001.
MARTÍN-BARBERO, J. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SOUZA, V. V. Soares. Letramento digital e formação de professores. Revista Língua Escrita, n. 2, p. 55-69, dez. 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana Guedes Araújo, Cleudene de Oliveira Aragão, Ticiane Rodrigues Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.