Docentes iniciantes em cenário de inclusão: mapeando teses e dissertações

Autores

Palavras-chave:

Docentes iniciantes, Professores iniciantes, Início da docência, Aprendizagem da docência, Inclusão educacional

Resumo

Este estudo analisa a articulação entre os temas professores iniciantes e inclusão educacional na produção acadêmica dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação no Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico, desenvolvido com o intuito de responder como a articulação entre os temas professores iniciantes e inclusão educacional é abordada na produção acadêmica nacional dos programas de pós-graduação stricto sensu em educação. A produção dos dados foi efetivada por intermédio de um levantamento de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) em maio de 2021, identificando sete produções. A análise empreendida nos possibilitou conhecer o estado atual da ciência sobre a articulação entre os temas professores iniciantes e inclusão educacional e evidenciou que esse foco temático tem se constituído em um objeto de estudo que necessita ser aprofundado, uma vez que identificamos uma lacuna na produção científica sobre a referida articulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Aguiar Salomão, Secretária Municipal da Educação de Fortaleza

Secretária Municipal da Educação de Fortaleza (SME); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS).

Referências

COELHO, A. M. S. Destino profissional de egressos dos Cursos de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

DUARTE, A. J. O. Processo de constituição da identidade profissional de professores da educação escolar de uma unidade prisional de Minas Gerais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.

FARIAS, I. M. S. de. Docência na Educação Superior: um estudo com professores iniciantes em cenário de inclusão. Projeto de Pesquisa aprovado pelo Edital CNPq Bolsa de Produtividade em Pesquisa nº 09/2020. Fortaleza: UECE, 2020, 50p.

GRAFF, A. E. As metas educativas 2021 e o fortalecimento da profissão docente: mapeamento de Dissertações e Teses. 2018. Tese. (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade La Salle, CANOAS, 2018.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vida de professores. Portugal: Porto Editora, 2007. p. 31-61.

MALHEIRO, C. A. L. Mapeamento das necessidades formativas do formador de professores atuante no programa de formação online de mentores. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

MARCATO, D. C. B. S. Reflexões de professores iniciantes e experientes sobre a iniciação à docência e inclusão escolar. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente, 2016.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.

MIRANDA, S. C. P. M. O ingresso do professor na rede municipal de educação de Belo Horizonte: os desafios dos anos iniciais. 2013. Dissertação. (Mestrado profissional em Gestão e Avaliação em Educação Pública) - Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação em Educação Pública, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M; FARIAS, I. M. S; SALES, J. A. M. Abordagens quantitativas e qualitativas na pesquisa em educação: velhas e novas mediações e compreensões. In: FARIAS, I. M. S; NUNES, J. B. C; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.

(Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010, v. I, p. 53-66.

PINTO, T. M. G. Inclusão nas aulas de educação física: reflexões a partir da prática pedagógica de um professor iniciante. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.

Publicado

2021-08-12

Como Citar

Salomão, D. A. . (2021). Docentes iniciantes em cenário de inclusão: mapeando teses e dissertações. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6617