Avaliação somativa da aprendizagem no ensino presencial e remoto

Autores

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Biologia, Instrumentos de Avaliação

Resumo

O isolamento social estabelecido em muitos países, incluindo o Brasil, durante a pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, fechou forçosamente escolas e introduziu as aulas remotas, exigindo adaptações pedagógicas. O objetivo deste trabalho é comparar as formas de avaliação somativa de Biologia no ensino presencial e remoto. Esta pesquisa foi realizada por meio de formulário eletrônico com professores de Biologia do ensino médio, sendo coletadas cento e cinquenta respostas. Os docentes afirmaram mudar o planejamento das aulas e ter dificuldades em avaliar a aprendizagem dos alunos no ensino remoto. Ficou evidente que não houve diferença significativa na utilização de instrumentos avaliativos somativos, no ensino presencial e remoto, nem mesmo quando comparadas as modalidades separadamente, revelando que existiu apenas uma reprodução no ensino remoto, relacionada aos instrumentos de avaliação, que já eram usados em aulas presenciais, além da utilização das mesmas formas de avaliação independente de sua finalidade.

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Biografia do Autor

Izabel Nogueira da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Ciências Biológicas pela UFC. Já atuou em EdTechs com projetos de desenvolvimento da autonomia estudantil e como professora da educação básica na rede privada de Fortaleza-CE. Interessa-se por Tecnologias, Técnicas de ensino e Educação Digital.

Erika Freitas Mota, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Ciências Biológicas e Doutora em Bioquímica pela UFC. Profa. do Departamento de Biologia e dos Programas de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade e em Ensino de Ciências e Matemática da UFC. Tutora do PET Biologia UFC.

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Publicado

2021-08-15

Como Citar

Silva, I. N. da ., & Mota, E. F. . (2021). Avaliação somativa da aprendizagem no ensino presencial e remoto. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6396