Reflexões sobre as orientações curriculares prioritárias do Ceará na formação continuada
Palavras-chave:
Orientações Curriculares Prioritárias, Reflexões, Formação continuada de professoresResumo
O presente estudo trata sobre as Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará - OCPC no campo da formação continuada de professores. O objetivo geral consiste em analisar a OCPC e analisar a apropriação do documento em questão no processo de formação continuada. A metodologia escolhida ancorou-se na abordagem qualitativa de natureza documental analítica, com o propósito de identificar a aplicabilidade do documento citado anteriormente nas formações continuadas. Os teóricos de apoio referenciados são Nóvoa (1995) e Imbernón (2010) que trazem subsídios mais aprofundados a respeito da formação continuada de professores. A análise do documento em questão apontou para a necessidade da formação continuada trabalhar a proficuidade da OCPC como referencial para a prática docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 ago. 2020.
CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental/ Secretaria da Educação do Estado do Ceará. – Fortaleza: SEDUC, 2019.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
NÓVOA, Antônio (Coord.). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará - OCPC, 2020. https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/fique-por-dentro/ultimas-atualizaco Acesso em: 01 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Bruna Gonçalo do Nascimento, Anne Heide Vieira Bôto, Maria Marina Dias Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.