Reflexões sobre as orientações curriculares prioritárias do Ceará na formação continuada

Autores

Palavras-chave:

Orientações Curriculares Prioritárias, Reflexões, Formação continuada de professores

Resumo

O presente estudo trata sobre as Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará - OCPC no campo da formação continuada de professores. O objetivo geral consiste em analisar a OCPC e analisar a apropriação do documento em questão no processo de formação continuada. A metodologia escolhida ancorou-se na abordagem qualitativa de natureza documental analítica, com o propósito de identificar a aplicabilidade do documento citado anteriormente nas formações continuadas. Os teóricos de apoio referenciados são Nóvoa (1995) e Imbernón (2010) que trazem subsídios mais aprofundados a respeito da formação continuada de professores. A análise do documento em questão apontou para a necessidade da formação continuada trabalhar a proficuidade da OCPC como referencial para a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Gonçalo do Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará, mestranda em educação pela UECE. Professora da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Anne Heide Vieira Bôto, Secretaria Municipal de Educação de Maracanaú

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Educação Básica na Prefeitura de Maracanaú. Mestranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará.

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente professora associada da UECE. 

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 ago. 2020.

CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental/ Secretaria da Educação do Estado do Ceará. – Fortaleza: SEDUC, 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NÓVOA, Antônio (Coord.). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

Orientações Curriculares Prioritárias do Ceará - OCPC, 2020. https://paic.seduc.ce.gov.br/index.php/fique-por-dentro/ultimas-atualizaco Acesso em: 01 jun. 2021.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Nascimento, B. G. do ., Bôto, A. H. V. ., & Cavalcante, M. M. D. . (2021). Reflexões sobre as orientações curriculares prioritárias do Ceará na formação continuada. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6287

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)