Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico, Formação continuada, Espaço escolar

Resumo

O presente artigo tem como tema a contribuição da gestão escolar (coordenador pedagógico) no processo de formação continuada de professores no espaço escolar: perspectivas de melhoramento da qualidade do ensino e busca responder ao seguinte problema: Quais contribuições o coordenador pedagógico poderá oferecer no processo de formação continuada dos professores no ambiente escolar? O objetivo geral do mesmo é analisar as contribuições da formação continuada de professores realizada pelo coordenador pedagógico no contexto escolar para o processo de melhoramento do ensino. O estudo é subsidiado pelo método bibliográfico e qualitativo, tem como base teórica de 11 livros: Azanha (1998), Minayo (2001), Bicudo (org. 2003), Domingues (2014), Amaral (2007), Gomes (2013), Lück (2013), Libâneo (2015), Lück (2015), Paro (2018), Silva (et. al 2018). A pesquisa proposta tem importância singular, pois se trata da contribuição do coordenador pedagógico na formação em serviço de professores que, estão diretamente vinculados à aprendizagem dos estudantes. Conclui-se com o estudo que, a formação continuada desenvolvida pelo coordenador pedagógico no espaço escolar traz contribuições indispensáveis para um ensino de qualidade.

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Biografia do Autor

Jocilania Souza da Silva, Prefeitura Municipal de Horizonte-CE

Coordenadora da Editora Aprender. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Aldeia de Carapicuíba (FALC). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Cursando Gestão Escolar na Faculdade Metropolitana de Horizonte (FMH). 

Francisca Risolene Fernandes, Prefeitura Municipal de Horizonte- CE

Aluna especial do Mestrado em Linguística na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Gestão Escolar e Alfabetização e Multiletramentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Graduanda em Letras: Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul. 

Cristine Brandenburg, Universidade do Vale do Acaraú

Doutora e Mestre em educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Graduada em Pedagogia pela Estácio-CE. Docente da Especialização em Direito Sociais e Políticas Públicas – Instituto Dom José de Educação e Cultura – Universidade do Vale do Acaraú.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Silva, J. S. da ., Fernandes, F. R. ., & Brandenburg, C. . (2021). Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6352