Clube de leitura: aprendizagem em construção

Autores

Palavras-chave:

Clube de Leitura, Letramento, Dificuldades de leitura e escrita

Resumo

O trabalho objetivou analisar as impressões dos participantes do Clube de Leitura da FECLESC/UECE sobre sua proposta, tendo em vista o percurso do grupo de estudo que iniciou no ano de 2020, retomando os trabalhos no ano seguinte de forma remota, devido Pandemia Covid-19. Consistiu em uma pesquisa exploratória com coleta de dados através de questionário e depoimentos. Os resultados ressaltam a importância da existência do clube no desenvolvimento dos letramentos literário e acadêmico, uma vez que os participantes se sentem assistidos em suas dificuldades com a metodologia aplicada, embora tenham contribuído com sugestões de atividades, que visam o fortalecimento dessa experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jairo de Oliveira Barros, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professor efetivo Linguagens e códigos da Prefeitura Municipal de Maranguape/CE, mestrando do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (FECLESC/UECE).

Keila Andrade Haiashida, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduação em Pedagogia (UFC). Mestra em Educação (UFC), Doutora em Geografia (UECE). Professora adjunta da UECE.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

FRANÇA, S. G. L. Clube Digital do Romance: uma proposta apara a expressão do sujeito leitor. Revista Estudos em Letras. v. 2, n. 1/ jan. –jun. Mato Grosso do Sul: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2021.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

LUDMER, J. Aqui América Latina. Uma especulação. Tradução de Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

RIBEIRO, A. C.; BEHAR, P. A. Competências para o letramento digital. In. BEHAR, P. A (org). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, M. S. Ensino remoto no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos: desafios na/para a formação continuada. VII Semana Internacional de Pedagogia – As lutas da Pedagogia em tempos de pandemia: Ciências, Educação e Formação Humana. Alagoas. Universidade Federal de Alagoas, 2020.

Publicado

2021-08-22

Como Citar

Barros, . . F. J. de O. ., & Haiashida, K. A. . (2021). Clube de leitura: aprendizagem em construção. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6676