A psicogênese da língua escrita: um estudo na prática
Palavras-chave:
Alfabetização, Psicogênese da escrita, LetramentoResumo
O trabalho aborda uma reflexão fundamentada por um teste produzido em uma criança, onde iremos expor uma perspectiva sobre a psicogênese da língua escrita. Portanto, o estudo objetiva contribuir em discussões sobre experiências formativas na disciplina ‘alfabetização e letramento’ do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FE) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A produção configura-se em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Como metodologia foi produzido um levantamento bibliográfico, cujo principais referenciais teóricos são os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, além da aplicação do teste prático com uma criança de seis anos, a fim de investigar em qual nível de alfabetização ela se encontra. Os resultados foram obtidos a partir do teste seguindo as noções propostas nos estudos da psicogênese. A pesquisa apontou que a participação ativa da família, durante o processo de alfabetização da criança, favorece no desenvolvimento desses saberes.
Downloads
Referências
BARBOSA, P. M. R. Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e a gênese da língua escrita. Educação pública. 2015. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/11/emilia-ferreiro-ana-teberosky-e-a-gnese-da-lngua-escrita Acesso em: 17 nov. 2020.
CAMPELO, M. E. C. H. Psicogênese da língua escrita: referência fundamental para a compreensão do processo de alfabetização. Revista Educação em Questão, Natal, v. 53, n. 39, p. 186-217, s. 2015.
FERREIRO, E., TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FERREIRO, Emilia. A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cad. Pesq. São Paulo (52): 7-17, fev. 1985.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas*. Revista Brasileira em Educação, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 ago. 2021
VASCONCELOS, F. L. V. .; ARAÚJO, A. S.; CARVALHO, M. O. P. de . Um olhar da escrita desenvolvida pelas crianças no ensino fundamental. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–6, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6285. Acesso em: 13 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Amanda Fernandes de Lima Andrade, Clara Wesllyane Morais da Silva, Alane Danielly Bezerra da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.