O aplicativo WhatsApp no ensino da gramática contextualizada

Autores

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Gramática contextualizada, Interação, Aplicativo WhatsApp

Resumo

O trabalho trata da realização de uma de intervenção pedagógica no ensino da gramática contextualizada a partir da análise de textos dissertativos argumentativos produzidos com a utilização do WhatsApp, um aplicativo multiplataforma que permite o envio de textos multimodais, como ferramenta didático-interativa no ensino de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa ação, um estudo de caso com o objetivo geral de verificar como a gramática está sendo utilizada. Para tanto, foi proposta uma sequência didática com a participação de 20 alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio em um grupo do WhatsApp. Da base teórica, fizeram parte Antunes (2007), Bagno (2002) e Neves (2013), autores que se destacam na proposta de um ensino da gramática contextualizada. O estudo foi de caráter exploratório, de cunho qualitativo, baseado no levantamento de referenciais bibliográficos e de questionários. Os resultados obtidos na análise de textos comprovam o a funcionalidade do aplicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Uchoa Pereira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de Língua Portuguesa, servidora pública do Estado do Ceará e do município de Fortaleza/Ceará. Graduada em Letras/Português-Literatura. Especialista em Gestão escolar. Especialista em Oratória-Redação e Mestre em Letras.

Maria Jarina Barbosa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de Língua Inglesa, servidora pública do Estado do Ceará. Graduada em Letras/Português-Inglês. Especialista em Ensino de Língua Estrangeira e Mestre em Letras.

Sandra Dias Pereira, Secretaria de Educação de Horizonte

Professora de Língua Inglesa do município de Horizonte Ceará. Graduada em Pedagogia com habilitação em Inglês e Português.

Referências

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro?: Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2001.

BRASIL. Base comum curricular Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCCEnsinoMedio.htm. Acesso em: 20 jun.2021.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que Gramática estudar na escola?: norma e uso na língua portuguesa.4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

Publicado

2021-08-13

Como Citar

Pereira, A. U. ., Barbosa, M. J., & Pereira, S. D. . (2021). O aplicativo WhatsApp no ensino da gramática contextualizada. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6725