O aplicativo WhatsApp no ensino da gramática contextualizada

Autores

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Gramática contextualizada, Interação, Aplicativo WhatsApp

Resumo

O trabalho trata da realização de uma de intervenção pedagógica no ensino da gramática contextualizada a partir da análise de textos dissertativos argumentativos produzidos com a utilização do WhatsApp, um aplicativo multiplataforma que permite o envio de textos multimodais, como ferramenta didático-interativa no ensino de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa ação, um estudo de caso com o objetivo geral de verificar como a gramática está sendo utilizada. Para tanto, foi proposta uma sequência didática com a participação de 20 alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio em um grupo do WhatsApp. Da base teórica, fizeram parte Antunes (2007), Bagno (2002) e Neves (2013), autores que se destacam na proposta de um ensino da gramática contextualizada. O estudo foi de caráter exploratório, de cunho qualitativo, baseado no levantamento de referenciais bibliográficos e de questionários. Os resultados obtidos na análise de textos comprovam o a funcionalidade do aplicativo.

Downloads

Biografia do Autor

Aline Uchoa Pereira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de Língua Portuguesa, servidora pública do Estado do Ceará e do município de Fortaleza/Ceará. Graduada em Letras/Português-Literatura. Especialista em Gestão escolar. Especialista em Oratória-Redação e Mestre em Letras.

Maria Jarina Barbosa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de Língua Inglesa, servidora pública do Estado do Ceará. Graduada em Letras/Português-Inglês. Especialista em Ensino de Língua Estrangeira e Mestre em Letras.

Sandra Dias Pereira, Secretaria de Educação de Horizonte

Professora de Língua Inglesa do município de Horizonte Ceará. Graduada em Pedagogia com habilitação em Inglês e Português.

Referências

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro?: Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2001.

BRASIL. Base comum curricular Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCCEnsinoMedio.htm. Acesso em: 20 jun.2021.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que Gramática estudar na escola?: norma e uso na língua portuguesa.4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

Publicado

2021-08-13

Como Citar

Pereira, A. U. ., Barbosa, M. J., & Pereira, S. D. . (2021). O aplicativo WhatsApp no ensino da gramática contextualizada. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6725