O aplicativo WhatsApp no ensino da gramática contextualizada
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Gramática contextualizada, Interação, Aplicativo WhatsAppResumo
O trabalho trata da realização de uma de intervenção pedagógica no ensino da gramática contextualizada a partir da análise de textos dissertativos argumentativos produzidos com a utilização do WhatsApp, um aplicativo multiplataforma que permite o envio de textos multimodais, como ferramenta didático-interativa no ensino de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa ação, um estudo de caso com o objetivo geral de verificar como a gramática está sendo utilizada. Para tanto, foi proposta uma sequência didática com a participação de 20 alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio em um grupo do WhatsApp. Da base teórica, fizeram parte Antunes (2007), Bagno (2002) e Neves (2013), autores que se destacam na proposta de um ensino da gramática contextualizada. O estudo foi de caráter exploratório, de cunho qualitativo, baseado no levantamento de referenciais bibliográficos e de questionários. Os resultados obtidos na análise de textos comprovam o a funcionalidade do aplicativo.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro?: Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2001.
BRASIL. Base comum curricular Ensino Médio. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCCEnsinoMedio.htm. Acesso em: 20 jun.2021.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que Gramática estudar na escola?: norma e uso na língua portuguesa.4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Aline Uchoa Pereira, Maria Jarina Barbosa, Sandra Dias Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.