Educação integral e escola em tempo integral: aproximações e distanciamentos

Autores

Palavras-chave:

Educação integral, Escola em Tempo Integral, Aproximações e distanciamentos

Resumo

Este artigo busca sinalizar possíveis aproximações e distanciamentos entre as concepções de Educação Integral e de Escolas de Tempo Integral (ETI). Para tal, apoiamos nossa discutimos a partir de Ernica (2006), Gadotti (2009), Fank e Hutner (2013), Pestana (2014), Dutra e Moll (2018). As concepções de Educação Integral e de Escolas de Tempo Integral se distanciam na medida que as ETIs desde que não estejam comprometidas com a concepção de  Educação Integral, podem priorizar a política de assistencialismo e compensação social, estabelecendo apenas a extensão do tempo de permanência na escola sem re-pensar seus espaçostempos, assim pode acabar produzindo entre os sujeitos escolares, por exemplo, um sentimento de enclausuramento. Já a Educação Integral, compromete-se com o reconhecimento e desenvolvimento integral dos sujeitos, compreende-os em suas diversas dimensões, pondo-os como central no processo formativo. Pensamos que as aproximações são possíveis na medida que o tempo estendido também pode significar ampliação das experiências formativas e de aprendizagens.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samanta Gabriely Alves dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), bolsista CAPES. Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento pela FAVENI e Pedagogia pela UFPE/CAA.

Carla Patrícia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) e da Licenciatura em Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

DUTRA, Thiago; MOLL, Jaqueline. A educação integral no Brasil: uma análise histótico-sociológica. Revista Prática Docente, v.3, n.2, p. 813-829, jul/dez 2018. Disponível em: Vista do A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA | Revista Prática Docente (ifmt.edu.br). Acesso em: 03 jun. 2021.

ERNICA, Maurício. Percurso da educação integral no Brasil. In: Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral. Organização Cenpec – Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária – São Paulo, 2006, p. 12 – 31.

FANK, Elisane. HUTNER, Mary Lane. Escola em tempo integral e a educação integral: algumas reflexões de contexto e de concepção. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Curitiba, p. 6154-6167. Disponível em: 8657_4629_revisado (bruc.com.br). Acesso em 06 jun. 2021.

GADOTTI, Moacir. Educação Integral e Tempo Integral. In: GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009, p. 21-42.

PESTANA, Simone Freire Paes. Afinal, o que é educação Integral?. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 17, janeiro/junho, p. 24-41, 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1713. Acesso em: 03 jun. 2021.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Santos, S. G. A. dos ., & Lins, C. P. A. (2021). Educação integral e escola em tempo integral: aproximações e distanciamentos . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6065