Educação integral e escola em tempo integral: aproximações e distanciamentos
Palavras-chave:
Educação integral, Escola em Tempo Integral, Aproximações e distanciamentosResumo
Este artigo busca sinalizar possíveis aproximações e distanciamentos entre as concepções de Educação Integral e de Escolas de Tempo Integral (ETI). Para tal, apoiamos nossa discutimos a partir de Ernica (2006), Gadotti (2009), Fank e Hutner (2013), Pestana (2014), Dutra e Moll (2018). As concepções de Educação Integral e de Escolas de Tempo Integral se distanciam na medida que as ETIs desde que não estejam comprometidas com a concepção de Educação Integral, podem priorizar a política de assistencialismo e compensação social, estabelecendo apenas a extensão do tempo de permanência na escola sem re-pensar seus espaçostempos, assim pode acabar produzindo entre os sujeitos escolares, por exemplo, um sentimento de enclausuramento. Já a Educação Integral, compromete-se com o reconhecimento e desenvolvimento integral dos sujeitos, compreende-os em suas diversas dimensões, pondo-os como central no processo formativo. Pensamos que as aproximações são possíveis na medida que o tempo estendido também pode significar ampliação das experiências formativas e de aprendizagens.
Downloads
Referências
DUTRA, Thiago; MOLL, Jaqueline. A educação integral no Brasil: uma análise histótico-sociológica. Revista Prática Docente, v.3, n.2, p. 813-829, jul/dez 2018. Disponível em: Vista do A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA | Revista Prática Docente (ifmt.edu.br). Acesso em: 03 jun. 2021.
ERNICA, Maurício. Percurso da educação integral no Brasil. In: Seminário Nacional Tecendo Redes para Educação Integral. Organização Cenpec – Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária – São Paulo, 2006, p. 12 – 31.
FANK, Elisane. HUTNER, Mary Lane. Escola em tempo integral e a educação integral: algumas reflexões de contexto e de concepção. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Curitiba, p. 6154-6167. Disponível em: 8657_4629_revisado (bruc.com.br). Acesso em 06 jun. 2021.
GADOTTI, Moacir. Educação Integral e Tempo Integral. In: GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009, p. 21-42.
PESTANA, Simone Freire Paes. Afinal, o que é educação Integral?. Revista Contemporânea de Educação, vol. 9, n. 17, janeiro/junho, p. 24-41, 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1713. Acesso em: 03 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Samanta Gabriely Alves dos Santos, Carla Patrícia Acioli Lins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.