Educação remota à luz de Paulo Freire: intensificação da exclusão

Autores

Palavras-chave:

Educação Remota, Pandemia de Covid-19, Pedagogia da Exclusão, Pedagogias de Paulo Freire

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as aulas remotas e seus principais impactos sociais na educação pública brasileira, a partir das pedagogias de Paulo Freire. A relevância da temática consiste em compreender o novo formato da pedagogia da exclusão, que surge diante do atual status quo da educação no Brasil. Ademais, objetiva uma breve reflexão crítica sobre a escola. Para tanto, utiliza-se como aporte metodológico, a pesquisa bibliográfica, concluindo que a sociedade e a composição escolar pública do século XXI, precisa urgentemente ultrapassar a “exortação simplista” do acúmulo conteudista para a busca de novos diálogos e mediações entre o educando, a história, cultura e o mundo como um todo, e que cada vez mais discuta-se alternativas, didáticas e pedagógicas para aprendizagens críticas, espontâneas e emancipadas.

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Biografia do Autor

Leticia Oliveira de Souza, Diretório Central dos Estudantes/UESPI

Diretório Central dos Estudantes/UESPI. Acadêmica do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí. Compõe o Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBIC.

Katyanna de Brito Anselmo, Universidade Estadual do Piauí

Docente Mestra em Educação da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus Professor Possidônio Queiroz, Oeiras – PI. Com pesquisas na área da Formação docente.

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Souza, L. O. de ., & Anselmo, K. de B. . (2021). Educação remota à luz de Paulo Freire: intensificação da exclusão. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6618

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