Educação remota à luz de Paulo Freire: intensificação da exclusão
Palavras-chave:
Educação Remota, Pandemia de Covid-19, Pedagogia da Exclusão, Pedagogias de Paulo FreireResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as aulas remotas e seus principais impactos sociais na educação pública brasileira, a partir das pedagogias de Paulo Freire. A relevância da temática consiste em compreender o novo formato da pedagogia da exclusão, que surge diante do atual status quo da educação no Brasil. Ademais, objetiva uma breve reflexão crítica sobre a escola. Para tanto, utiliza-se como aporte metodológico, a pesquisa bibliográfica, concluindo que a sociedade e a composição escolar pública do século XXI, precisa urgentemente ultrapassar a “exortação simplista” do acúmulo conteudista para a busca de novos diálogos e mediações entre o educando, a história, cultura e o mundo como um todo, e que cada vez mais discuta-se alternativas, didáticas e pedagógicas para aprendizagens críticas, espontâneas e emancipadas.
Downloads
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/9251/4047. Acesso em 01 jul. 2020.
BBC NEWS. Sem wi-fi': pandemia cria novo símbolo de desigualdade na educação. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54380828. Acesso em: 13 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Medida Provisória no 934, de 1 de abril de 2020. Brasília, DF, 2020.
BRUZZI. Guilarducci. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Polyphonía, v. 27/1, jan./ jun. 2016
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em
Processo. 2a ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GAZETA DO POVO. O que é o “gabinete do ódio”, que virou alvo da CPMI das Fake News. Disponível em https://www.google.com.br/amp/s/www.gazetadopovo.com.br/republica/gabinete-do-odio-alvo-cpmi-fake-news/amp. Acesso em: 21 jun. 2021.
GENTILI, P. (Org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o De-senvolvimento Sustentável. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/ods4/. Acesso em: 02 jun. 2021.
PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional, Recife, v.11, n. 1, 2020.
CASTRO, M. C.; CORDEIRO, A. M. . Paulo Freire e suas contribuições para a educação. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–5, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6425. Acesso em: 5 ago. 2021.
SAVANI, D, BOTO, C.; SANTOS, V. M.; SILVA, V. B.; OLIVEIRA, Z. V. A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
STRECK, Romeu. Da pedagogia do oprimido às pedagogias da exclusão: um breve balanço crítico. Revisão & Síntese. Educ. Soc. 30 (107). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000200012. Acesso em: 15 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leticia Oliveira de Souza, Katyanna de Brito Anselmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.