Tudo foi a gente indo atrás: histórias e memórias de uma moradora indígena sobre o Jangurussu

Autores

Palavras-chave:

Narrativas (auto)biográficas, Narrativas, Jangurussu

Resumo

Este trabalho apresenta a história do Jangurussu a partir das narrativas (auto)biográficas de uma moradora indígena do bairro. Diante do contexto de periferização em que foi urbanizada a cidade de Fortaleza, buscamos conhecer qual a história do Jangurussu, como se deu a ocupação desse espaço e qual a relação da moradora com o lugar em que vive.  Para isso, utilizamos como método a História de Vida, a partir de uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), tendo como fonte de produção de dados, narrativas (auto)biográficas (SOUZA, 2007) e (OLIVEIRA, 2005). Como resultados, apontamos que as narrativas resgatam histórias e memórias de uma mulher indígena em contexto urbano sobre a luta, a resistência, a solidariedade e o cuidado coletivo como marcadores da história do Jangurussu. Memórias que diante das contradições da urbanização, preservam práticas de mundo e ressaltam a potência inventiva do território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Duarte Guimarães, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de pesquisa Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE/UFC) e do grupo Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

Laís Regina de Oliveira Alves, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Possui graduação em pedagogia e especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Básica do Município de Fortaleza (SME/FORTALEZA).

Referências

ANDRÉ. M. E. D A. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados qualitativos. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.45. p. 66-71, maio 1983.

DUARTE, F. Planejamento Urbano. Curitiba: IBPEX, 2007.

GUIMARÃES, Marília Duarte. A identidade profissional de professoras da Educação Básica: sentidos e significados atribuídos à docência - UFC. 2018. 107f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.

LE GOFF, J. História e memória. 5.ed. Campinas: Unicamp, 2003.

MATIAS, Emanuela Ferreira. Deus Criou o Mundo e Nos Construímos o Conjunto Palmeiras: Quilombismo Urbano de Populações Afrodescendentes em Fortaleza- Ceará. 2019. 127f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2019.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social - Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

NOGUEIRA, P. Vocabulário indígena em uso na Província do Ceará, com explicações etymologicas, orthographicas, topographicas, históricas, therapeutica, etc. Revista Trimensal do Instituto do Ceará, Fortaleza, 1887.

OLIVEIRA, Valeska. Fortes. Educação, memória e histórias de vida: usos da história oral. História oral. Recife, v. 8, n. 1, p. 92-106. jan./jun. 2005.

PAULINO, Antônio George Lopes. Entre o Diálogo e a resistência: o movimento social de bairro no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza (CE). Caderno CRH [online]. 2019, v. 32, n. 87. Disponível em: https://doi.org/10.9771/ccrh.v32i87.25807. Acesso em: 17 fev. 2020.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, Boaventura de Souza e MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, M. Espaço e Sociedade. Petrópolis: Vozes, 1979.

SILVA, Pedro Henrique. “O que a gente não escreve o tempo leva” – Crítica. Literafro – o portal da literatura afro-brasileira; outubro/2017. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/29-critica-de-autores-feminios/. 17 fev. 2020.

SOUZA , Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM. (orgs). Memória e formação de professores.. Salvador: EDUFBA, 2007.

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Guimarães, M. D. ., & Alves, L. R. de O. . (2021). Tudo foi a gente indo atrás: histórias e memórias de uma moradora indígena sobre o Jangurussu. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6218