Olhares reflexivos sobre as práticas formativas no Pibid
Palavras-chave:
Aprendizagens da Docência, Práticas Formativas, ParceriaResumo
Este relato de experiência tem como objetivo analisar as contribuições das práticas formativas experienciadas no subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Laboratório de Práticas Pedagógicas do campus XII/UNEB: Prática de Letramento e Numeramento no Contexto da Formação dos Pedagogos -, no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020. As vivências nesse subprojeto, compartilhadas neste relato de experiência, foram produzidas por meio da prática de observação e dos registros no diário de campo da autora deste trabalho, bolsista de Iniciação à Docência, dos momentos vividos nos espaços formativos de uma escola pública da rede municipal de ensino de Guanambi, Bahia. As experiências vivenciadas em sala de aula da escola básica foram singulares, pois oportunizou fazer conexões entre a teoria e a prática e perceber como o saber acadêmico entrelaçado ao saber da educação básica são fundamentais para os processos de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Políticas de iniciação à docência para uma formação profissional qualificada. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 49-70.
CAPES. Ministério da Educação. Edital Pibid Capes nº 07/2018. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-7-2018-PIBID.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA-REIS, Andreia Rezende; MAGALHÃES, Tânia Guedes. O desenvolvimento profissional docente pelas experiências de escrita do gênero relato. In: ALCÂNTARA, Adriana de; VENANCIO, Maria Olinda (org.). Escrita de docentes em formação: compartilhando saberes em relatos de experiência. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 15-41.
GATTI, Bernardete Angelina et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br//index.php/textosfcc/issue/view/298. Acesso em: 11 dez. 2019.
LOPES, M. M. C.; NASCIMENTO, T. M. do . Programa de iniciação científica e formação de professores: percurso histórico e contributos. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6427. Acesso em: 16 ago. 2021.
NÓVOA, Antonio. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação. 2004. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.
OLIVEIRA, Sandra Alves de; REZENDE, Dayselane Pimenta Lopes; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. Processos formativos de professores supervisores no âmbito do PIBID: sentidos atribuídos às atividades experienciadas na universidade e na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp.1, p. 982–998, 2021. DOI: 10.21723/riaee.v16iEsp.1.14932. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14932. Acesso em: 27 abr. 2021.
OLIVEIRA, Sandra Alves de et al. Subprojeto Laboratório de Práticas Pedagógicas do Pibid/UNEB campus XII no contexto da formação de estudantes do curso de Pedagogia. In: SEMINÁRIO NACIONAL, 6.; SEMINÁRIO INTERNACIONAL, 2., 2017, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos [...]. Vitória da Conquista: PPGED/UESB, 2017. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/7453. Acesso em: 28 nov. 2019.
SILVA, Michelle Dourado et al. Formação de Professores no Pibid: inferências entre bolsistas de iniciação à docência e professoras coformadoras. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, v. 10, n. 23, p. 245-267, 2020. ISSN 2177-8183. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367. Acesso em: 21 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Joseane de Jesus Souza, Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.