Construção de memórias em interface a profissionalização docente

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Memórias, Profissionalização

Resumo

O presente artigo se inscreve no campo de discussões sobre formação inicial de professores e objetiva compreender como as memórias de licenciandos do curso de pedagogia perpassam os processos de tomada de consciência sobre seus percursos formativos, contribuindo assim para seu processo de profissionalização. Assim, nos baseamos em autoras como Moraes (2015) e Bosi (2003) para discutirmos as categorias de memória e tempo dialogadas com a metodologia das narrativas (auto)biográficas (Falcão e Farias, 2018). Neste artigo trazemos extratos dos materiais (auto)biográficos de uma licencianda que chamamos pelo nome fictício de Denise. Apresentamos como resultados de pesquisa que as memórias construídas ao longo dos processos de escolarização e formação inicial de Denise se configuraram como possibilidade de (re)descoberta sobre sua escolha pelo campo de atuação profissional, apresentando ainda o espaço-tempo do estágio como possibilidade de (re)configuração dessas escolhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); professora Associada III – UFPE/Centro Acadêmico do Agreste (CAA); bolsista Produtividade em Pesquisa 2 – CNPq; docente permanente dos Programas de Pós Graduação em Educação – UFPE CAA/CE.

Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste na Universidade Federal de Pernambuco, mestra em Educação Contemporânea pelo mesmo programa e pedagoga formada pela mesma instituição.

Crislainy de Lira Gonçalves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestra pelo programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea - Centro Acadêmico do Agreste (CAA); graduada em Pedagogia (UFPE / CAA).

Referências

ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde; SILVA, Janssen Felipe; LINS, Carla Patrícia Acioli. Movimento curricular para prática docente de estudantes-professores em formação. Linhas Críticas, Brasília, v., n. 46, p. 645-664, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4691. Acesso em 12 de junho de 2021.

AZEVEDO, Ana Priscila de Lima Araújo. O que nos dizem as memórias dos professores em formação sobre a construção do seu ser docente a partir da narrativa de si. (139f) 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37798. Acesso em 30 de maio de 2021.

BOSI, Ecléa O tempo vivido da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê editorial, 2003.

FALCÃO, Giovana Maria Belém; FARIAS, Isabel Maria Sabino. Narrativas de si constituindo docentes: história de vida de professores da educação básica. Cadernos de pesquisa, v. 25, p. 167-184, 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10447. Acesso em 12 de maio de 2021.

GONÇALVES, Crislainy de Lira. ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de. Contextos de influências atuantes no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Revista Educação (PUCRS. ONLINE), v. 42, p. 83-93, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29748. Acesso em 24 de junho de 2021.

GONÇALVES, Crislainy de Lira. Práticas avaliativas de estudantes-professoras: desenvolvimento da profissionalidade e profissionalismo a partir dos contextos de influência presentes no cotidiano escolar. (229 f) Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25323. Acesso em 20 de junho de 2021.

HOLLY, M. L. Investigando a vida profissional dos professores: diários biográficos. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Editora Porto, 2007.

MOITA, M. C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Editora Porto, 2007.

MORAES, D. Z. O que a escola faz com o currículo de história: o exame dos sentidos do trabalho docente e da lógica das práticas de ensino. In: CATANI, D. B.; GATTI JÚNIOR, D. (Orgs). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. Uberlândia: EDUFU, 2015.

NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Almeida, L. A. A. de ., Azevedo, A. P. de L. A. ., & Gonçalves, C. de L. . (2021). Construção de memórias em interface a profissionalização docente. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6351