Pandemia e educação jurídica por aulas remotas em Sobral (Ceará, BR)

Autores

Palavras-chave:

Educação jurídica, Pandemia, Ensino remoto, Direito, Ceará

Resumo

Este artigo analisa, a partir de uma perspectiva discente, aspectos do ensino remoto nos cursos de Direito em IESs privadas situadas na cidade de Sobral, no estado do Ceará, decorrente da mudança na forma de ensino/aprendizagem durante a pandemia do Covid-19, em 2020. Faz-se uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, realizada na primeira metade de setembro de 2020, por meio da aplicação de questionário eletrônico (Google Forms) encaminhados a 60 estudantes das aludidas instituições sobralenses. Para melhor compreender esta nova realidade, abordam-se aqui itens do perfil sócio-econômico dos respondentes, analisam-se procedimentos adotados pelas IESs em que estudam, avalia-se o consequente desempenho acadêmico dos estudantes e identificam-se possíveis pontos críticos ocasionados pelas aulas síncronas.

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Biografia do Autor

Felipe dos Reis Barroso, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Administração (International Business) pela DePaul University (Chicago, EUA, 1992). Professor e coordenador-adjunto do Curso de Direito no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Tatiana Maria Ribeiro Silva, Professora da Universidade Aberta do Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestra em Saúde Pública pela (2015). Professora da Universidade Aberta do Brasil e da UECE.

Gabrielly de Oliveira Matos, Centro Universitário 7 de Setembro

Graduanda em Direito no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), em Fortaleza (CE). Monitora de Direito das Sucessões (UNI7). Estagiária do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

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Publicado

2021-08-15

Como Citar

Barroso, F. dos R. ., Silva, T. M. R. ., & Matos, G. de O. . (2021). Pandemia e educação jurídica por aulas remotas em Sobral (Ceará, BR). Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6695