Percepção ambiental: representações sociais de professores da educação básica

Autores

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, IRAMUTEQ, Ensino e Natureza, Formação de Professores

Resumo

Com o objetivo de analisar as percepções de docentes por meio de suas representações sociais sobre meio ambiente e natureza, foram ouvidos 32 professores de ciências da Educação Básica do município de Itapipoca, Ceará. Nesta investigação de abordagem mista e descritiva, o questionário foi o instrumento para coleta dos dados, e a análise envolveu o uso do software IRAMUTEQ e o método de análise de conteúdo de Bardin. Após rodar as informações coletadas, o programa apresentou quatro tipos de análises. Foi possível verificar que as percepções ambientais desses professores ainda apresentam um conhecimento superficial sobre as questões que envolvem temas ambientais, sendo sugerido um trabalho mais direcionado à Educação Ambiental, durante a formação inicial e continuada dos docentes.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Higino Santana, UECE/FACEDI

Pós-doutorado em Ecologia e Recursos Naturais com ênfase na Educação Ambiental (UFC). Experiência na área de Ensino e Pesquisa de Formação de professores de Ciências e Biologia. Membro do ESCRE(VI)VER/UFBA, da SBEnBio, e da ABRAPEC. líder de grupo de pesquisa Ensino em ciências e formação docente-FACEDI/UECE

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Santana, I. C. H. (2021). Percepção ambiental: representações sociais de professores da educação básica. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6547