Tecnologias sociais contextualizadas para a convivência com o semiárido: dialogando com os sujeitos

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Sociais, Convivência com o semiárido, Práticas Educativas

Resumo

Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo identificar tecnologias sociais e práticas educativas contextualizadas para a convivência com o semiárido, destacando o protagonismo das mulheres agricultoras. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa. Utilizaram-se para a coleta de dados análise documental e entrevista semiestruturada, realizada por mediação tecnológica, em decorrência do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19.  Os/as colaboradores/as da pesquisa foram homens e mulheres que atuam no Centro de Agroecologia do Semiárido (CASA) e na Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) com processos de implantação do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e Programas Cisternas na Escola (PCE). Conclui-se que com o uso das tecnologias sociais, é possível de forma descentralizada, com baixo custo garantir direitos essenciais, como o acesso à água para consumo humano e para a produção, fortalecendo o pertencimento ao seu lugar.

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Biografia do Autor

Mayra Soares Silva, Universidade do Estado da Bahia

Estudante de Licenciatura do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe/CNPq), linha de pesquisa Educação do campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais. Bolsista do PIBIC/UNEB.

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia

Mestra e Doutora em Educação pela FaE/UFMG. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia – campus XII/Guanambi. É líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (Nepe)/CNPq. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Referências

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Publicado

2021-08-12

Como Citar

Silva, M. S. ., & Reis, S. M. A. de O. . (2021). Tecnologias sociais contextualizadas para a convivência com o semiárido: dialogando com os sujeitos. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6659

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