Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social
Palavras-chave:
Educação Infantil, Família, Escola, PandemiaResumo
Nesse momento, tão único de isolamento social que as escolas estiveram fechadas, se fez necessário reinventar-se para dar continuidade aos percursos educativos. O escopo deste estudo, por sua vez, tece algumas reflexões da relação peculiar entre família e escola construída nas interações remotas na qual construiu novas nuances e parcerias. A pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados analisados foram constituídos por a observação de 2 grupos interativos, composto por crianças de 4 e 5 anos e suas famílias, de uma escola da Prefeitura de Fortaleza, através de entrevistas semiestruturadas realizadas em videoconferência com grupos de representantes das famílias, teve como foco a participação e o envolvimento nos agrupamentos. A partir das análises, mencionamos acolhimento do Documento Referencial Curricular do Ceará, outros aportes legais que pautam a relevância da parceria família e escola, além de perceber as especificidades do contexto remoto pesquisado entrelaçando os vínculos entre adultos e crianças.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n.5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, 2009.
¬¬¬BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Plano Nacional da Educação. Brasileia: MEC/SEB, 2014. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 12 de agosto 2020.
BRUYNEI.P. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro. Editora Francisco Alves, 1991.
CEARÁ. Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental/Secretária da Educação do Estado do Ceará - Fortaleza: SEDUC, 2019.
COUTINHO, Ângela Scalabrin. O corpo dos bebês como lugar do verbo. In: ARROYO, Miguel Gonzales; SILVA, Maurício Roberto da (Org.). Corpo-infância: exercícios tensos de ser criança; por outras pedagogias dos corpos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 250-258.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.). Handbook of qualitative research. 2. ed. London: Sage, 2000.
FREITAS, M. C. de; FREITAS, B. M.; CAVALCANTE, G. F. A importância da escola para crianças em contexto familiar monoparental. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4536. Acesso em: 21 ago. 2021.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1993.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 1999.
MACHADO, M. L. A. (Org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez p. 235-248, 2005.
MALAGUZZI, Loris. Uma carta con tres derechos. In. Reggio Children. Lo cien linguajes de la infancia. Barcelona: Rosa Sensat, 2005. p. 214 – 215.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento científico: pesquisa qualitativa. 2. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1994
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon. United Kingdom: MCB University Press. v. 9, p.5, 2001.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo, SP. Martins Fontes Editora LTDA, 1998.
VYGOTSKY, L. S; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
STRAUSS, A. L.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: grounded theory procedures and techniques. 2 ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elababoração da dissertação. Florianópolis : UFSC/ PPGE/ LED, 2000, 118p.
TEIXEIRA, E. B. A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, v. 1 n. 2, p. 177-201, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Mayara Alves de Castro, Maria Marly Alves, Debora Dias de Castro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.