Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Família, Escola, Pandemia

Resumo

Nesse momento, tão único de isolamento social que as escolas estiveram fechadas, se fez necessário reinventar-se para dar continuidade aos percursos educativos. O escopo deste estudo, por sua vez, tece algumas reflexões da relação peculiar entre família e escola construída nas interações remotas na qual construiu novas nuances e parcerias. A pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados analisados foram constituídos por a observação de 2 grupos interativos, composto por crianças de 4 e 5 anos e suas famílias, de uma escola da Prefeitura de Fortaleza, através de entrevistas semiestruturadas realizadas em videoconferência com grupos de representantes das famílias, teve como foco a participação e o envolvimento nos agrupamentos. A partir das análises, mencionamos acolhimento do Documento Referencial Curricular do Ceará, outros aportes legais que pautam a relevância da parceria família e escola, além de perceber as especificidades do contexto remoto pesquisado entrelaçando os vínculos entre adultos e crianças.

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Biografia do Autor

Mayara Alves de Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pedagoga formada pela mesma instituição. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora pedagógica atuante na Educação Infantil da Rede Municipal de Fortaleza.

Maria Marly Alves, Prefeitura de Horizonte

Especialista em Educação Infantil e Especial pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduada em pedagogia mesma instituição. Professora da Rede Municipal de Horizonte

Debora Dias de Castro, Prefeitura de Aquiraz

Mestranda no Curso de Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Plus de Educação, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente sou professora na Prefeitura Municipal de Aquiraz do estado do Ceará.

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Publicado

2021-08-21

Como Citar

Castro, M. A. de, Alves, M. M. ., & Castro, D. D. de . (2021). Educação infantil e pandemia: família e escola em tempos de isolamento social. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6679