Desempenho Acadêmico do Curso de Pedagogia de Ingressos em 2015 no IFPA
Palavras-chave:
Desempenho acadêmico, Autoeficácia, Curso de PedagogiaResumo
Este trabalho é parte de uma investigação que objetiva compreender o desempenho acadêmico dos ingressos em 2015 no Curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). E seu estudo tem orientação na pesquisa qualitativa, apresenta procedimento da pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem a temática; complementada pela pesquisa de campo, através do questionário do Google forms, com ênfase na relação da autoeficácia, desempenho acadêmico; e documental, a partir dos dados obtidos via documentos gerados na Coordenação de Registros Escolares do IFPA campus Belém e do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – SISTEC em 2021. Os resultados evidenciam um desempenho acadêmico satisfatório, entretanto, ainda persistem desafios a serem superados. Conclusão, a temática em estudo é complexa, devido o status dos alunos em curso pesquisados sofrer alterações de um ano para o outro; necessita de acompanhamento permanente porque o insucesso dos alunos poderá ter desdobramentos na evasão escolar, tornando-se um prejuízo social e institucional.
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