Desempenho Acadêmico do Curso de Pedagogia de Ingressos em 2015 no IFPA

Autores

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Autoeficácia, Curso de Pedagogia

Resumo

Este trabalho é parte de uma investigação que objetiva compreender o desempenho acadêmico dos ingressos em 2015 no Curso de Pedagogia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). E seu estudo tem orientação na pesquisa qualitativa, apresenta procedimento da pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que discutem a temática; complementada pela pesquisa de campo, através do questionário do Google forms, com ênfase na relação da autoeficácia, desempenho acadêmico; e documental, a partir dos dados obtidos via documentos gerados na Coordenação de Registros Escolares do IFPA campus Belém e do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – SISTEC em 2021. Os resultados evidenciam um desempenho acadêmico satisfatório, entretanto, ainda persistem desafios a serem superados. Conclusão, a temática em estudo é complexa, devido o status dos alunos em curso pesquisados sofrer alterações de um ano para o outro; necessita de acompanhamento permanente porque o insucesso dos alunos poderá ter desdobramentos na evasão escolar, tornando-se um prejuízo social e institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Leite Lobato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutora em Educação (UFC), Professora Titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na EBTT, no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT; no Curso de Pedagogia no IFPA Campus Belém.

Marta Coutinho Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutorado em Ciências Socioambiental do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA) (2017)- Mestrado em História e Memória da Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFCE (2012). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na EBTT, e no Curso de Pedagogia no IFPA Campus Belém.

Referências

AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Autoeficácia proposta por Albert Bandura. In: AZZI, R. G.; POLYDORO, S. (Org.). Autoeficácia em diferentes contextos. Campinas: Alínea, 2006. p. 9-23.

BANDURA, A. The growing primacy ofperceivedefficacy in human self-development, adaptationandchange. In: SALANOVA, M. et al. (Ed.). Nuevos horizontes em la investigación sobre la autoeficacia. Castelló de la Plana:Publicacions de la Universitat Jaume I, D.L., 2004. p. 33-51. (Collecció Psique, n. 8). Disponível em:

https://www.uky.edu/~eushe2/Pajares/NuevosHorizontes Acesso em: 15 jun. 2021.

BARROS, Marizeth; SANTOS, Ana Cristina Batista dos. Por dentro da autoeficácia: um estudo sobre seus fundamentos teóricos, suas fontes e conceitos correlatos. Revista Espaço Acadêmico. n. 112, 2010.

BRASIL. INEP. Ensino Superior (2018). Disponível em: https://inep. gov.br Acesso em: 29 jun. 2021.

LOBATO, Ana Maria; ARAÚJO, Rita de Cassia; NOGUEIRA, Natasha. Formação Profissional no IFPA: Desempenho Acadêmico no Curso de Pedagogia. In: V Seminário de Práticas Educativa e Oralidades (V SEPEMO). 2018. Fortaleza: CE. Anais [...]. Fortaleza: CE. UECE, 2018. Disponível em: https://pemouece.wixsite.com/visepemo . Acesso em 20 jun. 2021.

MARQUES, Fabrício. Limites desafios. Revista FAPESP – Ciência e Tecnologia no Brasil. São Paulo: n. 146, p. 94 – 101. 2008.

MAGALHÃES, F. A. C.; ANDRADE, J. X. Exame Vestibular, características demográficas e desempenho na Universidade: em busca de fatores preditivos. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 6., 2006. São Paulo. Anais... São Paulo: FEA/USP, 2006.

SALANOVA, Marisa; GRAU, Rosa Maria; MARTINEZ. Maria Isabel M. Job demands and coping behaviour: the moderating role of professional self-eficacy. Psychology in Spain, v. 10, n. 1, p. 2. 2006.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24ª Edição. São Paulo: Editora Cortez, 2016.

MAZZETTO, Selma Elaine; CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. Licenciatura em química da UFC: Perfil sócio-econômico, evasão e desempenho dos alunos. Química Nova, vol.25, n.6, 2002.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PARÁ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Divisão de registro, controle e indicadores do IFPA campus Belém (2018). Relatórios da situação acadêmica dos discentes de turma de 2011 e 2012 (impresso), 2021.

ZIMMERMAN, B. J.; RISEMBERG, R. Become a self-regulatetwriter: A social Cognitive perspective. Contemporary Educational Psychology, v. 1, n. 22, p. 73-101, 1997.

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Lobato, A. M. L. ., & Caetano, M. C. . (2021). Desempenho Acadêmico do Curso de Pedagogia de Ingressos em 2015 no IFPA. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6417

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)