Formação humana na formação de professores do campo no Ceará

Autores

Palavras-chave:

Educação do campo, Formação de professores do campo, Formação humana, Lukács, Ceará

Resumo

Este trabalho apresenta resultados obtidos numa pesquisa financiada que analisou os processos formativos em serviço de professores das escolas do campo de ensino médio em áreas de assentamento da reforma agrária no Ceará. Optou-se aqui por enfocar, dentre os processos formativos identificados, àqueles referentes a uma perspectiva de formação humana, compreendendo essa categoria a partir de Lukács (2013). Dessa forma, o trabalho elucida a formação humana enquanto categoria de análise, tendo como postura investigativa o materialismo histórico-dialético. Por fim, apresenta-se os resultados obtidos a partir das entrevistas realizadas com quinze professores de quatro escolas do campo do Ceará, apontando contribuições a formação de professores do campo. Os resultados encontrados apontam para a importância da formação humana na adesão dos professores ao projeto pedagógico das escolas do campo. Concluiu-se que há necessidade de formação permanente e a longo prazo dos professores do campo, almejando efetivar as propostas de uma escola diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aires de Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra e doutoranda em Educação, graduada em pedagogia, bolsista CAPES, membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor e mestre em Educação com pós-doutorado em Filosofia, graduado em Direito, bolsista de produtividade em pesquisa e estímulo à interiorização pela FUNCAP e líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Karla Raphaella Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora e mestra em Educação, doutoranda em Letras, graduada em Pedagogia e Letras, especialista em Psicopedagogia, bolsista de pós-doutorado pela FUNCAP e líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de. Educação do campo: Pronera, uma política pública em construção. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2006.

CH-ITAP. Entrevista, Itapipoca, 16 mar. 2020.

CN-ITAR. Entrevista, Itarema, 03 mar. 2020.

CN-ITAP. Entrevista, Itapipoca, 16 mar. 2020.

LAB-MT. Entrevista, Monsenhor Tabosa, 10 mar. 2020.

LIMA, Maria Aires de. A formação de professores do campo no contexto da luta pela reforma agrária. 89p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

LIMA, Maria Aires de. A formação dos professores das escolas do campo de ensino médio no Ceará. In: COSTA, Frederico Jorge Ferreira; PEREIRA, Karla Raphaella Costa; DE PAULA, Alisson Slider do Nascimento (Org.). Escolas de Ensino Médio do Campo no Ceará: dialética da formação de professores. Curitiba: CRV, 2020. p. 75-84.

LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

PSC-ITAP. Entrevista, Itapipoca, 16 mar. 2020.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Lima, M. A. de ., Ferreira Costa, F. J., & Pereira, K. R. C. . (2021). Formação humana na formação de professores do campo no Ceará. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6434

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)