Docência universitária: desafios na formação de professores e a Andragogia

Autores

Palavras-chave:

Docência universitária, Formação de professores, Andragogia

Resumo

O magistério no ensino superior é permeado por desafios, exigindo dos professores formações em serviço que proporcionem a ressignificação de suas práticas de ensino. A utilização de princípios advindos da Andragogia pelos professores, mobiliza reflexões sobre as situações de aprendizagens dos alunos que estão sendo formados para atuarem como docentes da educação básica. Assim, objetivamos investigar os desafios encontrados pelos professores das licenciaturas da Faculdade de Educação de Itapipoca em suas práticas de ensino e estabelecer relações entre suas necessidades formativas com propostas de formações pautadas na Andragogia. Os dados da pesquisa nos mostraram que as situações desafiadoras presenciadas pelos professores, estão associadas a interação entre os sujeitos envolvidos o processo de ensino e aprendizagem e a aspectos institucionais, sejam curriculares ou estruturais. Desse modo, compreendemos a necessidade do fortalecimento de formação docente no ensino superior que esteja ancoradas na Andragogia, buscando potencializar as práticas de ensino.

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Biografia do Autor

Maria Glaucilene Sousa Vasconcelos , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui Graduação em Ciências Biológicas, como também é Graduanda em Licenciatura em Pedagogia, ambas pela Universidade Estadual do Ceará, no campus da Faculdade de educação de Itapipoca.

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Publicado

2021-08-06

Como Citar

Vasconcelos , M. G. S. . (2021). Docência universitária: desafios na formação de professores e a Andragogia. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6413