Docência universitária: desafios na formação de professores e a Andragogia
Palavras-chave:
Docência universitária, Formação de professores, AndragogiaResumo
O magistério no ensino superior é permeado por desafios, exigindo dos professores formações em serviço que proporcionem a ressignificação de suas práticas de ensino. A utilização de princípios advindos da Andragogia pelos professores, mobiliza reflexões sobre as situações de aprendizagens dos alunos que estão sendo formados para atuarem como docentes da educação básica. Assim, objetivamos investigar os desafios encontrados pelos professores das licenciaturas da Faculdade de Educação de Itapipoca em suas práticas de ensino e estabelecer relações entre suas necessidades formativas com propostas de formações pautadas na Andragogia. Os dados da pesquisa nos mostraram que as situações desafiadoras presenciadas pelos professores, estão associadas a interação entre os sujeitos envolvidos o processo de ensino e aprendizagem e a aspectos institucionais, sejam curriculares ou estruturais. Desse modo, compreendemos a necessidade do fortalecimento de formação docente no ensino superior que esteja ancoradas na Andragogia, buscando potencializar as práticas de ensino.
Downloads
Referências
CONTRERAS, Bernal Guillé. A Andragogia Universitária na docência universitária. Revista de Lenguas Modernas, n. 19, p. 523-533, 2013. Disponível em: http://kerwa.ucr.ac.cr/handle/10669/23541. Acesso em: 01 jun. 2020.
KNOWLES; HOLTON; SWANSON. Aprendizagem de resultados: uma abordagem para aumentar a efetividade da educação corporativa. 2 ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2011.
MAGALHÃES JÚNIOR, Antonio Germano; CAVAIGNAC, Mônica Duarte. Formação de professores: limites e desafios na Educação Superior. Cadernos de pesquisa. v.48 n.169 p.902-920, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v48n169/1980-5314-cp-48-169-902.pdf. Acesso em: 01 set. 2019.
MINAYO, Cecilia de Sousa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
SOARES, Amanda Cibele; BRAÚNA, Rita de Cássia de Alcântara; SARAIVA, Ana Cláudia Lopes Chequer. Andragogia: contribuições para a aprendizagem do adulto professor. Revista Comunicações. v. 26 n. 3 p. 23-38, 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4056/2360. Acesso em: 01 jun. 2020.
TEIXEIRA, Alcylanna Nunes, et al. Reflexões sobre as Práticas Docentes e o Sujeito Discente no Ensino Superior: Contribuições da Andragogia. Revista multidisciplinar de Psicologia, v.13, n. 43, p. 340-352, 2019. Disponível em: http://idonline.emnuvens.com.br/id. Acesso em: 01 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Glaucilene Sousa Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.