Estágio supervisionado na educação infantil: reflexão para a formação docente

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Formação Docente

Resumo

O estágio supervisionado é um componente obrigatório nos cursos de formação de professores e tem como um dos princípios promover a interação entre teoria e prática. O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência sobre o estágio supervisionado realizado na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvida em uma turma do infantil V de uma instituição pública do município de Crateús-Ceará. Constatou-se que existe um distanciamento entre o que se estuda no curso de Pedagogia e o dia a dia da sala de aula na Educação Infantil, de modo que a prática sem teoria limita o profissional e inviabiliza um ensino significativo e amplo ao educando, tal como é inviável se ter somente conhecimento teórico, sem a vivência do chão da sala de aula da educação infantil.

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Biografia do Autor

Isabel de Carvalho Paiva, Secretaria Municipal de Educação de Nova Russas

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora na Secretaria Municipal de Educação de Nova Russas-CE, atuando em turmas da Educação Infantil.

Jeriane da Silva Rabelo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora, mestra e pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rosa Gabrielle Sousa Matos, Faculdade Única de Ipatinga

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Cursando especialização em Psicopedagogia Institucional e Ludopedagogia na Faculdade Única de Ipatinga.

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Publicado

2021-08-13

Como Citar

Paiva, I. de C. ., Rabelo, J. da S. ., & Matos, R. G. S. . (2021). Estágio supervisionado na educação infantil: reflexão para a formação docente. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6681