Estágio supervisionado na educação infantil: reflexão para a formação docente
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Educação Infantil, Formação DocenteResumo
O estágio supervisionado é um componente obrigatório nos cursos de formação de professores e tem como um dos princípios promover a interação entre teoria e prática. O presente trabalho visa apresentar um relato de experiência sobre o estágio supervisionado realizado na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, foi desenvolvida em uma turma do infantil V de uma instituição pública do município de Crateús-Ceará. Constatou-se que existe um distanciamento entre o que se estuda no curso de Pedagogia e o dia a dia da sala de aula na Educação Infantil, de modo que a prática sem teoria limita o profissional e inviabiliza um ensino significativo e amplo ao educando, tal como é inviável se ter somente conhecimento teórico, sem a vivência do chão da sala de aula da educação infantil.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 26 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 09 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de set. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 11 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 07 jul. 2021.
BRASIL. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pceb020_09.pdf. Acesso em: 11 jul. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino
Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Parecer 20/09 e Resolução 05/09. Brasília, MEC, 2009.
BARBOSA; HORN. Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil. In: CRAIDY, C. M.; KAERCHER, G. E. P. da S. (Orgs.). Educação infantil pra que te quero? Porto Alegre: Artmed Editora, 2007. p. 67-80.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREITAS, B. M.; FREITAS, M. C. de; CAVALCANTE, G. F. Elementos norteadores dos estágios supervisionados: o olhar docente. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 1, p. 1–13, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4510. Acesso em: 12 ago. 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Campos de experiências: efetivando
direitos e aprendizagens na educação infantil / Ministério da Educação. São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
OLIVEIRA, G.C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis: Vozes, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Isabel de Carvalho Paiva, Jeriane da Silva Rabelo, Rosa Gabrielle Sousa Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.