Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: desafios e perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Inclusão, Diversidade, Necessidades Educacionais Especiais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os desafios da inclusão para os educandos com necessidades especiais. O estudo consolidou-se por meio de revisões bibliográficas, investigativas a partir de depoimentos de Professores que relataram dificuldades por não estarem preparados para lidar com estes alunos, acarretando com isso inúmeras reclamações de pais, no que diz respeito ao descaso dos professores e funcionários em relação as crianças com deficiências. Verificou-se que a coordenação, mesmo afirmando ter material disponível, no entanto, não apresentava preparo adequado para os seus profissionais devido à ausência de suporte da Secretaria de Educação. Como considerações finais, acrescentam que a implantação e a operacionalização dos programas de inclusão escolar ainda são recentes, apresentando mecanismos que oferecem oportunidades para que os alunos possam frequentar atividades de acompanhamento pedagógico, recreativas, esportivas e culturais nas escolas regulares de ensino sempre com o auxílio de um cuidador. A validade da Educação Especial se justifica na certeza da importância de uma educação para todos.

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Biografia do Autor

Marilene Rosa da Silva, Fundação Universitária Iberoamericana

Graduada em Pedagogia (URCA). Especialista em Psicopedagogia Clínica Institucional, (UNIP). Especialista no ensino de História (Faculdade Metropolitana). Mestranda pela UNINI/ MÉXICO.

Maria Eliana Lopes de Souza, Fundação Universitária Iberoamericana

Graduada em Pedagogia (UFPR). Especialista em Pedagogia na empresa e organizações, Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Altas Habilidades/Superdotação. Mestranda na UNINI/MÉXICO.

Vinicius Souza de Almeida, Fundação Universitária Iberoamericana

Graduação em Educação Física e Pedagogia (UNINOVE). Especialista em Docência em ensino superior (FACONNECT). Mestre pela UNINI/PORTO/RICO.

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

Silva, M. R. da ., Souza, M. E. L. de ., & Almeida, V. S. de . (2021). Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais: desafios e perspectivas. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6728