Considerações acerca das políticas educacionais no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Teoria do Capital Humano, Educação-Mercadoria

Resumo

Este estudo objetiva refletir sobre os alinhamentos economicistas das políticas de educação no Brasil e sua vinculação a uma formação de base tecnicista, desvinculada de um projeto de emancipação humana e desenvolvimento socioeconômico sustentável do país. A pesquisa bibliográfica se fundamenta nas concepções de FRIGOTTO (2010), SHIROMA (2004), OLIVEIRA (2001) que refletem acerca do viés economicista que é lançado sobre as políticas educacionais e que objetivam uma educação como mero fator de reprodução. Por fim, compreendeu-se que as políticas educacionais no Brasil estiveram notadamente voltadas para atender as demandas dos organismos internacionais e do capitalismo. As lutas no interior das escolas, dos profissionais e intelectuais da educação são fundamentais para ruptura desta lógica.

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Biografia do Autor

Antonia Karla Bezerra Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestra em Avaliação de Políticas Públicas-UFC (2020). Pedagoga-FAEC/UECE (2009). Docente de Fundamentos da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. Poetisa, contadora de histórias, cineclubista e agitadora cultural.

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Gomes, A. K. B. (2021). Considerações acerca das políticas educacionais no Brasil. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6387