Portfólio na Educação Infantil: avaliação e re (construção) da aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Portfólio, Educação Infantil, Avaliação da aprendizagem, Autorias

Resumo

O artigo objetiva evidenciar a importância do portfólio como recurso didático-pedagógico para registro das produções autorais das crianças e avaliação das aprendizagens, mediante uma experiência em duas turmas de Infantil IV do Centro de Educação Infantil Santa Maria, em Fortaleza, de março a setembro de 2019. O experimento decorreu da necessidade de documentar as autorias das crianças e romper com práticas avaliativas tradicionais. A abordagem qualitativa do projeto e da tessitura do relato foi norteada por documentos normativos e artigos científicos sobre avaliação e o uso de portfólio na EI. O relato apresenta a descrição das vivências propostas, resultados e discussões e considerações finais. Concluiu-se que a utilização do portfólio na EI, apesar do suporte limitante, favoreceu um processo avaliativo mais justo e humanizado. Ao documentarem suas autorias/brincadeiras/interações, as crianças refletiram se auto (avaliaram) com desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico-reflexivo e constante auto (avaliação) e re (construção) de aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaiza Helena Moisés Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Secretaria Municipal de Educação Pedagoga (UECE). Graduada em Linguagens e Códigos (UFC), Mestre em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO) e Mídias na Educação (UFC). Professora das redes municipal e estadual (Fortaleza e Ceará).

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação da Educação Nacional (LDB) de 26 de dezembro de 1996. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em: 10 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf Acesso em: 10 maio 2021.

CORREIA, Larissa C.; SOUZA, Nadia A. de. Portfólio na promoção da autoavaliação da aprendizagem: a Educação Infantil sob foco. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente – SP, v. 25, n.3, p. 79 – 99, Set./Dez. 2014.

Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3200/2707.

Acesso em: 02 abr. 2021 .

HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.

PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. FURTADO, Ana Paula Azevedo. Avaliação na Educação Infantil da rede municipal de Fortaleza. In: Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Fortaleza, 2016.

ROSAS, Alejandro. Bibi Vai Para a Escola. Primeiras Decisões. Scipione. SP: 2005.

VIGOTSKI, L.S. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2009.

Publicado

2021-08-22

Como Citar

Fernandes, J. H. M. . (2021). Portfólio na Educação Infantil: avaliação e re (construção) da aprendizagem . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6611