Portfólio na Educação Infantil: avaliação e re (construção) da aprendizagem
Palavras-chave:
Portfólio, Educação Infantil, Avaliação da aprendizagem, AutoriasResumo
O artigo objetiva evidenciar a importância do portfólio como recurso didático-pedagógico para registro das produções autorais das crianças e avaliação das aprendizagens, mediante uma experiência em duas turmas de Infantil IV do Centro de Educação Infantil Santa Maria, em Fortaleza, de março a setembro de 2019. O experimento decorreu da necessidade de documentar as autorias das crianças e romper com práticas avaliativas tradicionais. A abordagem qualitativa do projeto e da tessitura do relato foi norteada por documentos normativos e artigos científicos sobre avaliação e o uso de portfólio na EI. O relato apresenta a descrição das vivências propostas, resultados e discussões e considerações finais. Concluiu-se que a utilização do portfólio na EI, apesar do suporte limitante, favoreceu um processo avaliativo mais justo e humanizado. Ao documentarem suas autorias/brincadeiras/interações, as crianças refletiram se auto (avaliaram) com desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico-reflexivo e constante auto (avaliação) e re (construção) de aprendizagens.
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Referências
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