Portfólio na Educação Infantil: avaliação e re (construção) da aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Portfólio, Educação Infantil, Avaliação da aprendizagem, Autorias

Resumo

O artigo objetiva evidenciar a importância do portfólio como recurso didático-pedagógico para registro das produções autorais das crianças e avaliação das aprendizagens, mediante uma experiência em duas turmas de Infantil IV do Centro de Educação Infantil Santa Maria, em Fortaleza, de março a setembro de 2019. O experimento decorreu da necessidade de documentar as autorias das crianças e romper com práticas avaliativas tradicionais. A abordagem qualitativa do projeto e da tessitura do relato foi norteada por documentos normativos e artigos científicos sobre avaliação e o uso de portfólio na EI. O relato apresenta a descrição das vivências propostas, resultados e discussões e considerações finais. Concluiu-se que a utilização do portfólio na EI, apesar do suporte limitante, favoreceu um processo avaliativo mais justo e humanizado. Ao documentarem suas autorias/brincadeiras/interações, as crianças refletiram se auto (avaliaram) com desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico-reflexivo e constante auto (avaliação) e re (construção) de aprendizagens.

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Biografia do Autor

Jaiza Helena Moisés Fernandes, Secretaria Municipal de Educação Pedagoga

Secretaria Municipal de Educação Pedagoga (UECE). Graduada em Linguagens e Códigos (UFC), Mestre em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO) e Mídias na Educação (UFC). Professora das redes municipal e estadual (Fortaleza e Ceará).

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Publicado

2021-08-22

Como Citar

Fernandes, J. H. M. . (2021). Portfólio na Educação Infantil: avaliação e re (construção) da aprendizagem . Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6611