(Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

(Auto) Reflexões, Ensino remoto, Sociologia

Resumo

O presente trabalho tem por principal objetivo trazer à público (auto) reflexões sobre a trajetória enquanto professor de Sociologia no âmbito do ensino remoto, modalidade esta, que foi adotada no contexto da Pandemia do Covid-19 nas escolas brasileiras. Em termos metodológicos este trabalho foi produzido de forma interdisciplinar a partir de análise bibliográfica qualitativa. Fazer este trabalho foi importante porque fez-nos pensar sobre a nossa própria prática docente ao mesmo tempo em que foi possível rememorar os vários desafios que se lançaram à nossa frente ao longo do processo de ensino remoto. E, por fim, afirmamos que se faz necessária a democratização de recursos tecnológicos junto aos estudantes carentes enquanto política pública de estado. 

Downloads

Biografia do Autor

Genilson de Azevedo Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd da UFRN). Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRN, Bacharel e Licenciado em História pela mesma Universidade. Sociólogo pela Uninter e professor da SEEC-RN.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação com Mestrado e Graduação em História pela UFRN. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd da UFRN), bem como, no PPGEd do IFRN. É sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPEd. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica e History of Education in Latin America (HistELA).

Referências

BENVENUTTI, Cristiane Dall Agnol da Siva; HILGEMBERG, Larissa Priscilla B. Aprendendo dentro de casa: como as práticas são atividades importantes (também) em tempos de Covid-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 131-137.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; BRITO, Glaucia, da Silva. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 17, n. 52, p. 311-336, abr/jun. 2017.

CORDEIRO, Gisele do Rocio; KRAVISKI, Mariane Regina. Metodologias ativas na formação continuada dos professores do curso de licenciatura em Pedagogia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. (et al.). Formação de professores em diferentes cenários. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. (Vozes da Pedagogia, Vol.3). p. 38-61.

HOBBES, Thomas. Leviatã: ou Matéria, forma de um Estado eclesiástico e civil. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2012 (Coleção a obra prima de cada autor, sèrie Ouro; 1).

LOPES, Luís Fernando; LOPES, Maria Aparecida da Cunha. Humanos demasiado humanos: educação em tempos de COVID-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 73-78.

MOCELIN, Márcia Regina; MACHADO, Dinamara Pereira; INOCÊNCIO, Kellin Cristina Melchior. In: MACHADO, Dinamara Pereira. (et al.). Formação de professores em diferentes cenários. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. (Vozes da Pedagogia, Vol.3). p. 19-37.

MOSER, Alvino. Educação em tempo de coronavírus: a necessidade sucita de criatividade. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 31-37.

QUADROS, Deisily de; CORDEIRO, Gisele. Pais, filhos e escola: resignificações em tempo de pandemia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 65-71.

SANTO, Eniel do Espírito; TRINDADE, Sara Dias. Educação à distância e educação remota emergencial: convergências e divergências. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 159-169.

SCHNEIDER, Elton; SCHNEIDER, Alice Braun. Educação em tempos de pandemia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 51-64.

SIEMSEN, Antônio; KRAVISKI, Mariane Regina. Aprendizagem móvel: herança para educação na esteira dos tempos da pandemia COVID-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 139-149.

Publicado

2021-08-22

Como Citar

Farias, G. de A. ., & Medeiros Neta, O. M. de . (2021). (Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6623