(Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia
Palavras-chave:
(Auto) Reflexões, Ensino remoto, SociologiaResumo
O presente trabalho tem por principal objetivo trazer à público (auto) reflexões sobre a trajetória enquanto professor de Sociologia no âmbito do ensino remoto, modalidade esta, que foi adotada no contexto da Pandemia do Covid-19 nas escolas brasileiras. Em termos metodológicos este trabalho foi produzido de forma interdisciplinar a partir de análise bibliográfica qualitativa. Fazer este trabalho foi importante porque fez-nos pensar sobre a nossa própria prática docente ao mesmo tempo em que foi possível rememorar os vários desafios que se lançaram à nossa frente ao longo do processo de ensino remoto. E, por fim, afirmamos que se faz necessária a democratização de recursos tecnológicos junto aos estudantes carentes enquanto política pública de estado.
Downloads
Referências
BENVENUTTI, Cristiane Dall Agnol da Siva; HILGEMBERG, Larissa Priscilla B. Aprendendo dentro de casa: como as práticas são atividades importantes (também) em tempos de Covid-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 131-137.
CAMAS, Nuria Pons Vilardell; BRITO, Glaucia, da Silva. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 17, n. 52, p. 311-336, abr/jun. 2017.
CORDEIRO, Gisele do Rocio; KRAVISKI, Mariane Regina. Metodologias ativas na formação continuada dos professores do curso de licenciatura em Pedagogia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. (et al.). Formação de professores em diferentes cenários. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. (Vozes da Pedagogia, Vol.3). p. 38-61.
HOBBES, Thomas. Leviatã: ou Matéria, forma de um Estado eclesiástico e civil. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2012 (Coleção a obra prima de cada autor, sèrie Ouro; 1).
LOPES, Luís Fernando; LOPES, Maria Aparecida da Cunha. Humanos demasiado humanos: educação em tempos de COVID-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 73-78.
MOCELIN, Márcia Regina; MACHADO, Dinamara Pereira; INOCÊNCIO, Kellin Cristina Melchior. In: MACHADO, Dinamara Pereira. (et al.). Formação de professores em diferentes cenários. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. (Vozes da Pedagogia, Vol.3). p. 19-37.
MOSER, Alvino. Educação em tempo de coronavírus: a necessidade sucita de criatividade. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 31-37.
QUADROS, Deisily de; CORDEIRO, Gisele. Pais, filhos e escola: resignificações em tempo de pandemia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 65-71.
SANTO, Eniel do Espírito; TRINDADE, Sara Dias. Educação à distância e educação remota emergencial: convergências e divergências. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 159-169.
SCHNEIDER, Elton; SCHNEIDER, Alice Braun. Educação em tempos de pandemia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 51-64.
SIEMSEN, Antônio; KRAVISKI, Mariane Regina. Aprendizagem móvel: herança para educação na esteira dos tempos da pandemia COVID-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 139-149.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Genilson de Azevedo Farias, Olívia Morais de Medeiros Neta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.