(Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

(Auto) Reflexões, Ensino remoto, Sociologia

Resumo

O presente trabalho tem por principal objetivo trazer à público (auto) reflexões sobre a trajetória enquanto professor de Sociologia no âmbito do ensino remoto, modalidade esta, que foi adotada no contexto da Pandemia do Covid-19 nas escolas brasileiras. Em termos metodológicos este trabalho foi produzido de forma interdisciplinar a partir de análise bibliográfica qualitativa. Fazer este trabalho foi importante porque fez-nos pensar sobre a nossa própria prática docente ao mesmo tempo em que foi possível rememorar os vários desafios que se lançaram à nossa frente ao longo do processo de ensino remoto. E, por fim, afirmamos que se faz necessária a democratização de recursos tecnológicos junto aos estudantes carentes enquanto política pública de estado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilson de Azevedo Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd da UFRN). Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRN, Bacharel e Licenciado em História pela mesma Universidade. Sociólogo pela Uninter e professor da SEEC-RN.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação com Mestrado e Graduação em História pela UFRN. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd da UFRN), bem como, no PPGEd do IFRN. É sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPEd. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica e History of Education in Latin America (HistELA).

Referências

BENVENUTTI, Cristiane Dall Agnol da Siva; HILGEMBERG, Larissa Priscilla B. Aprendendo dentro de casa: como as práticas são atividades importantes (também) em tempos de Covid-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 131-137.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; BRITO, Glaucia, da Silva. Metodologias ativas: uma discussão acerca das possibilidades práticas na educação continuada de professores do ensino superior. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 17, n. 52, p. 311-336, abr/jun. 2017.

CORDEIRO, Gisele do Rocio; KRAVISKI, Mariane Regina. Metodologias ativas na formação continuada dos professores do curso de licenciatura em Pedagogia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. (et al.). Formação de professores em diferentes cenários. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. (Vozes da Pedagogia, Vol.3). p. 38-61.

HOBBES, Thomas. Leviatã: ou Matéria, forma de um Estado eclesiástico e civil. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2012 (Coleção a obra prima de cada autor, sèrie Ouro; 1).

LOPES, Luís Fernando; LOPES, Maria Aparecida da Cunha. Humanos demasiado humanos: educação em tempos de COVID-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 73-78.

MOCELIN, Márcia Regina; MACHADO, Dinamara Pereira; INOCÊNCIO, Kellin Cristina Melchior. In: MACHADO, Dinamara Pereira. (et al.). Formação de professores em diferentes cenários. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. (Vozes da Pedagogia, Vol.3). p. 19-37.

MOSER, Alvino. Educação em tempo de coronavírus: a necessidade sucita de criatividade. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 31-37.

QUADROS, Deisily de; CORDEIRO, Gisele. Pais, filhos e escola: resignificações em tempo de pandemia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 65-71.

SANTO, Eniel do Espírito; TRINDADE, Sara Dias. Educação à distância e educação remota emergencial: convergências e divergências. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 159-169.

SCHNEIDER, Elton; SCHNEIDER, Alice Braun. Educação em tempos de pandemia. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 51-64.

SIEMSEN, Antônio; KRAVISKI, Mariane Regina. Aprendizagem móvel: herança para educação na esteira dos tempos da pandemia COVID-19. In: MACHADO, Dinamara Pereira. Educação em tempos de Covid-2019: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade. 2020. p. 139-149.

Publicado

2021-08-22

Como Citar

Farias, G. de A. ., & Medeiros Neta, O. M. de . (2021). (Auto)Reflexões sobre os saberes-fazeres docentes em tempos de pandemia. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6623