Bolsa família e suas contribuições para educação pública
Palavras-chave:
Bolsa família, Educação, Desigualdade socialResumo
O presente trabalho objetiva analisar as contribuições do Programa Bolsa Família em uma escola pública da rede municipal da cidade de Piripiri, destacando os principais impactos desse Programa nesta instituição escolar. A abordagem metodológica constitui-se de uma pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada a partir das observações realizada por uma das coordenadoras pedagógica dessa instituição de ensino que após ter acesso às matrículas dos alunos assistidos pelo já mencionado programa, conversou com alunos e seus respectivos responsáveis com o intuito de coletar e aliar as informações fornecidas pelos mesmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Tem como referencial teórico-metodológico Demo (1994) e Cajueiro (2013). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário aberto aplicado a cinco famílias. Os resultados obtidos nessa pesquisa evidenciaram que as famílias colaboradoras desse trabalho direcionam esse benefício para a alimentação, medicação e demais despesas domésticas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, José Tarcízio de. Direito Constitucional do Brasil. Belo Horizonte, 2008.
BRASIL, Medida Provisória Nº 132, de 20 de outubro de 2003.
Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2003/medidaprovisoria-132-20-outubro-2003-497302-publicacaooriginal-1-pe.htm. Acesso em: 20 mai. 2019.
CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: guia prático do estudante. 1ª Ed. Rio de Janeiro, 2013.
DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. 10ª Edição. São Paulo. Papirus, 1994.
FONSECA, Regina Célia Veiga da. Metodologia da Trabalho Científico. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria dos Remédios Magalhães Silva, Lindalva Gomes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.