Influência da linguagem do professor no processo de ensino-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Afetividade, Linguagem, Relacionamento, Cognição, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

Os aspectos afetivos que permeiam as relações sociais estabelecidas entre a criança e o adulto determinam a construção da identidade e o valor que a criança dá a si mesma. As experiências vivenciadas e permeadas pela afetividade garantem uma riqueza de significados por toda a vida. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as relações interpessoais entre professor e aluno diante da linguagem das primeiras séries do Ensino Fundamental em situações de aprendizagem. De modo específico, os objetivos centram-se em justificar a relevância da linguagem utilizada pelo professor no desenvolvimento do aluno e verificar a evolução do aluno diante da linguagem adequada dos professores. Quanto à metodologia utilizada, o presente artigo é fruto de uma revisão de literatura. Os resultados revelam que embora todos os outros processos educacionais sejam importantes, é a partir da linguagem adequada que se estabelecerá toda a forma de relação entre professor e aluno.

Downloads

Biografia do Autor

Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior, Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Professor de Educação Física na Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Especialista em Psicomotricidade e Educação Especial. Pesquisador do LIDMA (Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem).

Luiz Eduardo de Oliveira Neves, Prefeitura Municipal de Cariacica

Pesquisador do LIMDA (Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem); Professor de Educação Física e Educação Especial na Prefeitura Municipal de Cariacica, Especialista em Diversidade e Inclusão, treinador Paralímpico de atletismo Nível III.

Dalva Teresinha de Souza Zardo Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora EBTT de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná; Estágio pós-doutoral em andamento no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana na Universidade Tiradentes, Sergipe

Referências

BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 4. ed; São Paulo: Saraiva, 2001.

CURY, A. J. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo, 2003.

FEITOSA, I. de O. A afetividade na escola fundamental na perspectiva da criança. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação - Fortaleza, 2018.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURLANI, L. M. T. Autoridade do Professor: meta, mito ou nada disso. São Paulo: Cortez, 1998.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HUBNER, M. M. C. TOMAZINHO, R. C. Z. Correspondência entre o dizer e o fazer do professor e seus efeitos no comportamento do aluno: um estudo de caso. In: VASCONCELOS, Maria Lúcia de Carvalho. (Org). Disciplina, escola e contemporaneidade. São Paulo: Mackenzie, 2001,pp,63-75.

MENDES, G. da S. Uma reflexão sobre educação: currículo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 3, p. e335491, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5491. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5491. Acesso em: 9 ago. 2021.

RABELO, F. S.; LIMA, M. S. L. A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5608. Acesso em: 9 ago. 2021.

RIBEIRO, C. Comunicação verbal. SESC, 2002.

SALES, M. J. F. S. e .; CHAVES, P. J. da S. .; CAVALCANTE, M. M. D. . A Didática no horizonte do ensino com pesquisa. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5987. Acesso em: 9 ago. 2021.

SARNOSKI, Eliamara Aparecida. Afetividade no processo ensino-aprendizagem. Revista de educação do IDEAU, v. 9, n. 20, 2014.

VIEIRA, J. A. Cuidado com sua fala, ela pode ter poder. Folha Universal. Crônica. Dom, 02 de abr; 2006.

ZITKOSKI, J. J. HAMMES, L. J. KARPINSKI, R. A formação de professores na contemporaneidade: perspectivas interdisciplinares. Lajeado : Ed. da Univates, 2017. p.256.

emporaneidade: perspectivas interdisciplinares. Lajeado : Ed. da Univates, 2017. p.256.

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Cristo Junior, C. H. N. de, Neves, L. E. de O. ., & Miranda, D. T. de S. Z. . (2021). Influência da linguagem do professor no processo de ensino-aprendizagem. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6486