Influência da linguagem do professor no processo de ensino-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Afetividade, Linguagem, Relacionamento, Cognição, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

Os aspectos afetivos que permeiam as relações sociais estabelecidas entre a criança e o adulto determinam a construção da identidade e o valor que a criança dá a si mesma. As experiências vivenciadas e permeadas pela afetividade garantem uma riqueza de significados por toda a vida. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as relações interpessoais entre professor e aluno diante da linguagem das primeiras séries do Ensino Fundamental em situações de aprendizagem. De modo específico, os objetivos centram-se em justificar a relevância da linguagem utilizada pelo professor no desenvolvimento do aluno e verificar a evolução do aluno diante da linguagem adequada dos professores. Quanto à metodologia utilizada, o presente artigo é fruto de uma revisão de literatura. Os resultados revelam que embora todos os outros processos educacionais sejam importantes, é a partir da linguagem adequada que se estabelecerá toda a forma de relação entre professor e aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Nascimento de Cristo Junior, Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Professor de Educação Física na Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Especialista em Psicomotricidade e Educação Especial. Pesquisador do LIDMA (Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem).

Luiz Eduardo de Oliveira Neves, Prefeitura Municipal de Cariacica

Pesquisador do LIMDA (Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica, Desenvolvimento e Aprendizagem); Professor de Educação Física e Educação Especial na Prefeitura Municipal de Cariacica, Especialista em Diversidade e Inclusão, treinador Paralímpico de atletismo Nível III.

Dalva Teresinha de Souza Zardo Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professora EBTT de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul; Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná; Estágio pós-doutoral em andamento no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana na Universidade Tiradentes, Sergipe

Referências

BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 4. ed; São Paulo: Saraiva, 2001.

CURY, A. J. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo, 2003.

FEITOSA, I. de O. A afetividade na escola fundamental na perspectiva da criança. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação - Fortaleza, 2018.

FRANCO, M. A. do R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURLANI, L. M. T. Autoridade do Professor: meta, mito ou nada disso. São Paulo: Cortez, 1998.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HUBNER, M. M. C. TOMAZINHO, R. C. Z. Correspondência entre o dizer e o fazer do professor e seus efeitos no comportamento do aluno: um estudo de caso. In: VASCONCELOS, Maria Lúcia de Carvalho. (Org). Disciplina, escola e contemporaneidade. São Paulo: Mackenzie, 2001,pp,63-75.

MENDES, G. da S. Uma reflexão sobre educação: currículo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 3, p. e335491, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5491. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5491. Acesso em: 9 ago. 2021.

RABELO, F. S.; LIMA, M. S. L. A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5608. Acesso em: 9 ago. 2021.

RIBEIRO, C. Comunicação verbal. SESC, 2002.

SALES, M. J. F. S. e .; CHAVES, P. J. da S. .; CAVALCANTE, M. M. D. . A Didática no horizonte do ensino com pesquisa. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5987. Acesso em: 9 ago. 2021.

SARNOSKI, Eliamara Aparecida. Afetividade no processo ensino-aprendizagem. Revista de educação do IDEAU, v. 9, n. 20, 2014.

VIEIRA, J. A. Cuidado com sua fala, ela pode ter poder. Folha Universal. Crônica. Dom, 02 de abr; 2006.

ZITKOSKI, J. J. HAMMES, L. J. KARPINSKI, R. A formação de professores na contemporaneidade: perspectivas interdisciplinares. Lajeado : Ed. da Univates, 2017. p.256.

emporaneidade: perspectivas interdisciplinares. Lajeado : Ed. da Univates, 2017. p.256.

Publicado

2021-08-10

Como Citar

Cristo Junior, C. H. N. de, Neves, L. E. de O. ., & Miranda, D. T. de S. Z. . (2021). Influência da linguagem do professor no processo de ensino-aprendizagem. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6486