Educação patrimonial e ensino da história local na educação básica

Autores

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Ensino de História, Cidadania

Resumo

Este artigo discute a interligação do patrimônio cultural e da educação patrimonial com o ensino de História na educação básica. O objetivo é refletir sobre como a História local e o patrimônio cultural podem contribuir para o ensino de História e para a promoção da cidadania. Metodologicamente, esta pesquisa se constitui básica e exploratória, com abordagem bibliográfica. Concluiu-se que a educação patrimonial, numa perspectiva que valorize a atuação do aluno na interpretação da História e da própria realidade, pode contribuir no processo de construção de uma identificação com o lugar onde se vive, com o sentimento de pertença e com a formação para a cidadania.

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Biografia do Autor

Janote Pires Marques, UNIATENEU

Licenciado em História, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em História Social e Doutor em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Centro Universitário Ateneu.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Marques, J. P. (2021). Educação patrimonial e ensino da história local na educação básica. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6208