Memórias de uma professora cearense atuante entre os séculos XX e XXI

Autores

Palavras-chave:

Experiências educativas, Biografia, Educadora

Resumo

O estudo de abordagem qualitativa, do tipo biográfico, centra foco em Raimunda, uma professora cearense que deu início à sua trajetória profissional na segunda metade do século XX, na cidade de Fortaleza-CE. O objetivo é conhecer a vida e as experiências educativas de Raimunda, para a identificação de aspectos concernentes ao cenário educativo no decorrer do recorte temporal que compreende a sua atuação em sala de aula. Metodologicamente, realizou-se entrevista estruturada, realizada via aplicativo Whatsapp, em junho de 2021, para a coleta de dados sobre a constituição familiar, formação educativa e prática docente da biografada. O aporte teórico compreende autores como Dosse (2015), que trata sobre a escrita biográfica, Saviani (2011), historiador da educação do Brasil, Araújo (2015) e Sousa (1961), historiadores da educação cearense; dentre outros. Asseverou-se que Raimunda é uma mulher cuja origem familiar é pouco abastada, que migrou para a capital cearense em busca de melhores condições de vida, onde efetiva a sua atuação profissional e vivenciou transformações importantes da educação, como a obrigatoriedade de formação docente em nível superior e o processo de feminilização do magistério. Conclui-se que a escrita biográfica sobre professores interessa ao avanço do conhecimento da história da educação, especialmente em âmbito local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Zaima Bonfim Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduanda no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Monitora do Programa Mais Educação na Escola Municipal Autran Nunes, no município de Fortaleza-CE

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação  em  Educação; graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); integrante do Grupo de  Pesquisa  Práticas  Educativas,  Memórias  e Oralidades (PEMO).

Referências

ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora Unesp, 1998.

ARAÚJO, H de L. M. R. A tradicional Escola Normal Rural Cearense chega ao Bairro de Fátima Formação das primeiras professoras primárias (1958-1950). Fortaleza: UFC, 2015.

ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L de; BARRETTO, R. F. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534/3677 Acesso em: 23 jun. 2021.

BARBOSA, R. P.; SABOIA, V. S. M.; Diversidade e construção da identidade da criança no cotidiano da educação infantil. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4512/3641 Acesso em: 23 jun. 2021.

BURKE, P. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2001.

COELHO, K. C. A. A educação feminina cearense pela ótica da escola Normal (1884-1930). Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4529/3648 Acesso em: 23 jun. 2021.

DOSSE, F. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, v. 17, p. 343, 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; LIMA, A. M. S.; QUEIROZ, Z. F. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação Unisinos, v. 23, p. 48-67, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2019.231.04. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; QUEIROZ, Z. F. Maria Neli Sobreira: história e memória da educação em Juazeiro do Norte. Educar em Revista, v. 34, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.rrscielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40602018000400067&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SA, E. C. V. Educadora Henriqueta Galeno: a biografia de uma literata e feminista (1887- 1964). História da Educação, v. 22, p. 169-188,2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/75182. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SANTOS, H. F.; FREIRE, V. C. C. Biografia da Professora Raquel Dias Araújo: um olhar sobre a docência universitária e a militância política. History of Education in Latin America - HistELA, v. 3, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20562/12765. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A.; NASCIMENTO, L. B. S. Biografia da educadora Josete Sales: reflexos da formação de professoras no Ceará. Roteiro, v. 45, 2020. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23790. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083. Acesso em: 29 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F; CARVALHO, S. O. C. História e memória do percurso educativo de Célia Goiana. Série-Estudos, v. 22, p. 137-157, 2017. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/992. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; CARVALHO, S. O. C.; NASCIMENTO, L. B. S. Memórias de Maria Helena da Silva: licenciatura em Pedagogia em tempos de ditadura (1966-1970). Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 335, 2021. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14922. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; HERNÁNDEZ DÍAZ, J. M. Maria Zelma de Araújo Madeira: memórias de formação e resistências da docente universitária negra. Revista Diálogo Educacional, v. 20, p. 775-796, 2020. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26441. Acesso em: 28 abr. 2021.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. Irmã Elisabeth Silveira e a educação feminina no Colégio da Imaculada Conceição, Fortaleza-CE. Revista Diálogo Educacional, v. 21, p. 191-316, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/27388. Acesso em: 28 abr. 2021.

GADOTTI, Moacir et al. Paulo Freire: Uma bibliografia. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire; Brasília, DF; UNESCO, 1996.

LOPES, T. M. R.; SOUSA, F. G. A.; FIALHO, L. M. F. Maria Zuíla e Silva Morais: Pioneirismo e protagonismo na fundação da Apae de Juazeiro. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 89-108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/35197. Acesso em: 29 abr. 2021.

MINAYO, M. C de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

NUNES, L. Prefácio. In: In: FIALHO, L, M, F; MACHADO, C, J, dos S; ALMEIDA, G, M de A; SANTANA, J, R (Org.). Ensaios de memórias e oralidades. Fortaleza: Edições UFC, 2014, p. 11-17.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SOUSA, J. M. Sistema Educacional Cearense. Recife: MEC/INEP, 1961.

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Menezes, M. Z. B. ., & Sousa, F. G. A. de. (2021). Memórias de uma professora cearense atuante entre os séculos XX e XXI. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6211