Formação de professores durante o ensino remoto: tessituras em construção
Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino remoto, Plano de formaçãoResumo
O presente estudo visa discutir questões relacionadas à formação de professores no contexto das atividades remotas. Suas principais contribuições residem no fato de fomentar reflexões que estabeleçam relação direta com questionamentos como: Como propor aos docentes uma experiência formativa acolhedora e capaz de identificar habilidades, competências e saberes necessários para a revisão e ressignificação de crenças e práticas que visem à realização do ensino remoto? Que saberes precisam ser mobilizados? Nóvoa (2013), Tardif (2014), Veiga (2012) e Imbernóm (2009; 2011) são autores que costuram os fios desse imenso tear. Ancorados no Materialismo Histórico-Dialético (PAULO NETTO, 2011), debruçamo-nos sobre o objeto de estudo e sobre as questões sociais que o circundam. Assim, como proposta, apresentamos a possibilidade de construção de um Plano de Formação Continuada para dar conta das complexidades do tempo presente, contribuindo para a ressignificação dos processos de ensino e aprendizagem no contexto das atividades remotas.
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