Formação de professores durante o ensino remoto: tessituras em construção

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino remoto, Plano de formação

Resumo

O presente estudo visa discutir questões relacionadas à formação de professores no contexto das atividades remotas. Suas principais contribuições residem no fato de fomentar reflexões que estabeleçam relação direta com questionamentos como: Como propor aos docentes uma experiência formativa acolhedora e capaz de identificar habilidades, competências e saberes necessários para a revisão e ressignificação de crenças e práticas que visem à realização do ensino remoto? Que saberes precisam ser mobilizados? Nóvoa (2013), Tardif (2014), Veiga (2012) e Imbernóm (2009; 2011) são autores que costuram os fios desse imenso tear. Ancorados no Materialismo Histórico-Dialético (PAULO NETTO, 2011), debruçamo-nos sobre o objeto de estudo e sobre as questões sociais que o circundam. Assim, como proposta, apresentamos a possibilidade de construção de um Plano de Formação Continuada para dar conta das complexidades do tempo presente, contribuindo para a ressignificação dos processos de ensino e aprendizagem no contexto das atividades remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Almeida Rodrigues, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Educação e Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC/RS e está cursando MBA em Gestão avançada de Pessoas pela UNI7. Atualmente, está na gestão pedagógica de uma rede de escolas privadas. É docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no curso de Pedagogia pela UFC.

Maria Nerice dos Santos Pinheiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela UniChristus. Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Estácio. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atua como professora formadora ministrando disciplinas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no curso de Pedagogia pela UFC.

Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos, Faculdades CECAP e FACEM

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Formação do Gestor Escolar e em Gestão e Avaliação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora do Ensino Superior nas Faculdades CECAP e FACEM e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa de Didática e Formação Docente (GEPED).

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jun. 2020.

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Editora Penso, 2015.

BACICH, Lilian; MORAM, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BEHAR, Patrícia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Portal da Legislação. Disponível em: http://www4.planalto.gov.br/legislacao/. Acesso em: 09 jun. 2021.

BARROS, C. C. A.; SOUZA, A. da S.; DUTRA, F. D.; GUSMÃO, R. S. C.; CARDOSO, B. L. C. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975. Acesso em: 15 ago. 2021.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

FREITAS, A. C. S.; ALMEIDA, N. R. O. de.; FONTENELE, I. S. . Fazer docente em tempos de ensino remoto: como isso acontece?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1–11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6068. Acesso em: 15 ago. 2021.

GAUTHIER, Clermont; [et al]. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas sobre o saber docente. Tradução: Francisco Pereira. 3. Ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

HORN, Michael B. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

NÓVOA, Antônio (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; PASCAL, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo : Expressão Popular, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-32.

SILVA, Marilda da. Controvérsias em didática. Campinas: Papirus, 1995.

SOUZA, Clarilza Prado de. Avaliação escolar, limites e possibilidades. Série Ideias n. 22. São Paulo: FDE, 1994.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.

Publicado

2021-08-15

Como Citar

Rodrigues, T. A. ., Pinheiro, M. N. dos S. ., & Vasconcelos, M. A. de D. M. . (2021). Formação de professores durante o ensino remoto: tessituras em construção. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6478